Elas são comumente encontradas na região amazônica e podem chegar a 2 metros de comprimento. As jiboias causam medo em muita gente pelo tamanho, quando são encontradas em ambiente urbano, o susto é maior ainda.
Uma jiboia foi avistada por pessoas que passavam próximo ao canal da Tamandaré, nesta segunda-feira (1º), em Belém. O tamanho do animal impressionou duas mulheres que filmavam seus movimentos.
Embora não seja venenosa, a jiboia é cercada de mitos. Um deles é que o animal apresenta veneno em apenas alguns meses do ano, mas isso é totalmente descartado pela ciência.
Conteúdo relacionado:
- Cobra mais venenosa do Brasil é encontrada em escola
- Cobra é descoberta em caixa de doações de brechó
- Vídeo: cobra é flagrada atravessando rua em Salinas
O réptil abate suas presas através de um método chamado constrição, que consiste em se enrolar ao redor do "alimento" e estrangulá-lo, interrompendo o fluxo sanguíneo da presa.
As presas da cobra incluem mamíferos, como roedores e pequenos primatas, lagartos, aves, entre outros animais. Seus predadores são aves de rapina, como águias, falcões, corujas e aves-secretário.
Esses animais ocorrem também na Mata Atlântica, no Cerrado, na Caatinga e no Pantanal.
Quer saber mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
Em Belém, é raro encontrar a cobra em ambientes urbanos, mas pode acontecer, sobretudo nas proximidades de rios e lagos, como no canal da Tamandaré que desemboca nas águas da Baía do Guajará.
O Corpo de Bombeiros Militar informa que não foi acionado para esta ocorrência.
Lembrando que o canal da Tamandaré passa por reformas, já que o espaço está sendo preparado para a COP30.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar