Durante fiscalização de rotina nos rios da região, neste último domingo (09), a Marinha do Brasil apreendeu três comboios de embarcações que transportavam madeira, em Belém. O primeiro comboio, formado por um empurrador e três balsas, carregava cerca de 2.000m³ de toras de madeira, nas proximidades da Ilha das Onças.
O segundo era formado por dois empurradores e duas balsas carregadas com cerca de 1.000m³ de toras de madeira; e já o terceiro comboio era formado por dois empurradores e três balsas carregadas com cerca de 1.500m³ de toras de madeira, ambos nas proximidades do Furo do Carnapijó.
Conteúdos relacionados:
- Marinha e PF apreendem carga de cigarros no Marajó
- Pará: 200 mil maços de cigarro ilegal são apreendidos
Após a inspeção naval realizada nos três comboios, militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) constataram que todos apresentavam irregularidades que comprometiam a segurança da navegação. Verificou-se, dentre as irregularidades, que um dos empurradores não apresentava condutor habilitado nem documentos da embarcação, como a inscrição do empurrador; e, em todos os comboios, as balsas apresentavam excesso de carga. Os comboios foram apreendidos.
O primeiro comboio foi conduzido pela CPAOR para o porto Brucutu; o segundo, para o Distrito Industrial de Ananindeua; e o terceiro para Santa Bárbara do Pará. Foi solicitado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade que realizasse a conferência das cargas e demais ações cabíveis.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A Marinha do Brasil coloca à disposição do cidadão os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da CPAOR, (91) 3218-3950 ou (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagem instantâneas), para fazer denúncias e informações a respeito de qualquer situação que possa afetar a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis, a segurança da navegação, ou que represente risco de poluição ao meio hídrico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar