O presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, irá acompanhar a votação que será realizada no horário das 8h às 17h (horário de Brasília), com identificação biométrica do eleitorado.
Às 7h, ocorrerá a instalação das seções nos respectivos locais de votação; das 7h às 7h30, a impressão da “zerésima”, documento oficial que comprova a inexistência de votos registrados nas urnas eletrônicas.
Encerrada a votação, são emitidos os boletins de urna (BU) e terá início a apuração e a totalização dos resultados.
Conteúdos relacionados:
- Monte Alegre vai eleger 2 prefeitos em 4 meses. Entenda!
- Santo Antônio do Tauá: Rodrigo Amorim lança pré-candidatura
- Eduarda Bonanza é empossada vereadora de Belém
Sobre a organização do pleito, a diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, afirma que “assim que a decisão de cassação do então prefeito foi comunicada, se iniciaram os preparativos para a Eleição Suplementar de Monte Alegre que inclui, dentre outras atividades, a definição do calendário das ações necessárias ao pleito, preparação do ambiente para o recebimento dos pedidos de registro de candidatura e reunião com as forças de segurança que atuarão em apoio ao pleito”.
A diretora-geral acrescenta que foram destacados servidores da secretaria do Tribunal para dar todo o apoio e suporte ao cartório eleitoral da 19ª ZE, tanto para os processos judiciais, quanto para o apoio à logística dos locais de votação, geração de mídia, preparação de urnas, treinamento dos mesários, dentre outras atividades previstas.
“O TRE está acompanhando de perto todos os preparativos. Estamos com tudo encaminhado, só esperando o dia 9 de junho para coroarmos o planejamento que foi feito”, finaliza a diretora.
Conforme disposto no calendário eleitoral, na segunda-feira (3/06) foi realizada, em Monte Alegre, a geração das mídias com dados do eleitorado e dos candidatos que serão inseridas nas urnas eletrônicas.
Quer ler mais notícias de eleições? Acesse nosso canal no Whatsapp
Os técnicos de urna também receberam treinamentos sobre os procedimentos de como operar as urnas eletrônicas e foi realizada uma reunião sobre a logística de distribuição e recolhimento de material eleitoral e dos recursos humanos programados para a eleição.
Na terça-feira (4/06), foi realizado o procedimento de carga das 250 urnas que serão usadas no pleito do município. Essa cerimônia é pública e faz parte do calendário eleitoral. O mandato dos eleitos terá duração de seis meses (até 31 de dezembro) com direito à candidatura para reeleição no pleito do mês de outubro, que ocorrerá normalmente no município.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar