Nesta sexta-feira (12), foi realizada a XIV Ação Pet, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém. Durante a ação foram ofertadas orientações veterinárias gratuitas a cães e gatos. De 8h às 14h foram destinadas 200 senhas para o atendimento do público animal, no ginásio da universidade.
Com atuação desde 2008, o projeto Ação Pet tem o objetivo de atender a população de tutores sem condições financeiras de manter os cuidados dos bichinhos domésticos. O evento faz parte do calendário da disciplina “Clínica Médica de Cães e Gatos” e contou com a participação de 33 alunos do 6º semestre de medicina veterinária.
“Esse projeto só é realizado por causa dos alunos regulares, egressos e a presença de alguns residentes. Todo atendimento é feito somente pelo profissional, o aluno só acompanha. Eles atendem e dão a orientação ao tutor do animal. É uma atividade importante porque tem muita gente que não consegue pagar o valor de uma consulta”, diz a coordenadora da ação, professora Nazaré Fonseca.
Conteúdos relacionados:
AÇÃO
Foi durante a manhã de atendimento que Lucas Santos, 24 anos, descobriu uma inflamação na gengiva da gata Bellatrix, de 2 anos. Apesar de já ter notado o problema, o tutor acreditava que era apenas a troca de dentes do animal, quando, na verdade, o felino apresenta problemas imunológicos. “É um problema imunológico, a gente vai ter que fazer um tratamento contínuo agora. Essa ação facilitou que a gente tivesse esse contato primário com assistência médica para os pets. O tratamento vai ser feito pelo hospital veterinário pra recuperar nossa gatinha”, contou o pedagogo.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Por 4 dias, a cadela Princesa, 8, vem apresentando problemas durante o período noturno, quando ela desmaia e tem convulsões. Preocupado com a saúde do animal, Luiz Alberto, de 52 anos, levou a pet para se consultar na ação veterinária. “A gente não sabe o que é e veio atrás para ver o que o veterinário fala. Se não fosse aqui, eu não teria condições de levar ela em uma consulta particular porque não tenho condições. Já tava preocupado, mas isso vai me ajudar bastante com o tratamento dela”, afirmou o caixa de supermercado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar