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FIM DOS ALAGAMENTOS?

Iniciada drenagem do canal das Toras na BR-316

Serão instaladas tubulações com diâmetro superior a 2,20 metros na BR-316 para resolver os problemas de alagamentos como os ocorridos na última terça-feira (10)

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Imagem ilustrativa da notícia Iniciada drenagem do canal das Toras na BR-316 camera Drenagem do canal Toras na BR-316 | Reprodução NGTM

As inundações na rodovia BR-316 são frequentes, especialmente após chuvas intensas, o que torna o trânsito problemático e causa transtornos na vida das pessoas que dependem dessa via para se deslocar. Mesmo antes do início das obras do BRT, os residentes já enfrentavam esse problema devido ao transbordamento do rio Uriboca e do canal Toras.

Após a reportagem do DOL, mostrando que a Prefeitura de Ananindeua recebeu recursos, mas não executou as obras do canal Toras, motivada pela denúncia de um morador, veio uma boa notícia: o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) iniciou uma etapa crucial das obras de reestruturação da BR-316 nesta sexta-feira (12).

A drenagem do canal Toras, que atravessa a rodovia BR-316 no cruzamento com a avenida Independência, e também a drenagem da própria rodovia nesse trecho específico. Ambos os serviços estão sendo realizados simultaneamente para minimizar os transtornos, uma vez que intervenções no tráfego são necessárias para viabilizar a obra.

O serviço está programado para durar cerca de 90 dias e visa eliminar os problemas de alagamento na rodovia BR-316, que já eram recorrentes antes mesmo do início das obras de reestruturação.

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Na semana passada, para dar início às obras, o trecho de saída da avenida Independência para a BR-316 foi fechado. O tráfego foi redirecionado para a passagem Dona Ana. O Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) realocou o semáforo e o ponto de retorno que estavam anteriormente em frente à avenida Independência, fornecendo orientações aos motoristas.

Nesta sexta-feira (12), a entrada atual da avenida Independência pela BR-316 foi fechada. Agora, os veículos podem acessar a avenida pela via que antes servia como saída. Já os que seguem pela Independência em direção à BR devem continuar utilizando o desvio pela passagem Dona Ana.

O canal Toras atravessa a rodovia BR-316 de um lado a outro, exatamente no cruzamento com a avenida Independência, passando por baixo da pista. Atualmente, há apenas um tubo para lidar com o volume de chuvas, mas a tubulação existente não consegue mais comportar o fluxo de água. O projeto tem como objetivo aumentar a capacidade de escoamento da água, instalando mais tubos sob a pista.

“A atual entrada da avenida Independência precisou ser bloqueada para que a rua receba tubulação por onde a água do canal Toras vai escoar. O asfalto será quebrado, o trecho será escavado para o assentamento de sete tubos de 2.20 metros no local, possibilitando assim, a fluidez das águas do Toras. Após a tubulação ser colocada, o trecho recebe novo asfalto e é liberado”, detalha a diretora geral do NGTM, Leila Martins.

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Ao mesmo tempo em que ocorre a escavação na pista de entrada da avenida Independência, as equipes do NGTM estarão realizando a chamada "travessia" da drenagem da BR-316 pelo método "não destrutivo". Isso significa que a tubulação será instalada de um lado a outro da rodovia, atravessando-a, utilizando uma escavação subterrânea diferente, sem interromper o tráfego de veículos. Serão implantadas oito linhas de tubos de aço com 2,2 metros de diâmetro.

Além dos dois serviços destinados a aumentar a capacidade de escoamento do canal Toras, outras equipes darão continuidade à drenagem longitudinal ao longo da rodovia BR-316, tanto no sentido de entrada quanto de saída da capital.

Essas obras de infraestrutura rodoviária são parte integrante do projeto do BRT Metropolitano, que tem como objetivo beneficiar mais de 2 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Belém.

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