plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TERCEIRO DIA SEGUIDO

Vídeos: soma de maré alta e temporal afunda Belém de novo

Fenômeno das "águas de março" somado às chuvas torrenciais chegou ao seu terceiro dia seguido provocando enchentes em áreas mais baixas e próximas a canais da capital paraense.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vídeos: soma de maré alta e temporal afunda Belém de novo camera Alagamentos provocados pela maré alta foram registrados nesta terça-feira (12) em Belém | Reprodução/Redes Sociais

A chegada do mês de março sinaliza a ocorrência de um fenômeno conhecido como "águas de março", quando os rios da Amazônia apresentam aumento do nível de água em decorrência das fortes chuvas que ocorrem na região. Belém é uma das cidades mais afetadas por este fenômeno, pois está encravada em uma grande bacia hidrográfica composta principalmente pelos rios Guamá, Acará e Moju, que formam a Baía do Guajará.

Com as "águas de março" provocando o aumento do nível das marés nos rios e a chuva forte que desaba sob a região, Belém chegou ao terceiro dia seguido com registros de alagamentos em pontos mais baixos da cidade, em especial nos pontos próximos aos rios e canais que cortam a capital paraense.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Nesta terça-feira (12), os bairros da Terra Firme, Condor, Jurunas, Campina, Cidade Velha, Reduto, Umarizal e Pedreira foram algumas das localidades mais afetadas pelos alagamentos provocados pela maré alta e chuvas fortes.

A avenida Bernardo Sayão, que liga a cidade universitária da UFPA até o bairro da Cidade Velha, na área litorânea de Belém, foi uma das mais afetadas pela cheia do Rio Guamá, o que provocou o transbordamento do canal paralelo à via.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Na avenida Visconde de Souza Franco, área nobre de Belém, vídeos registrados pelos internautas mostram a situação de calamidade, em especial no trecho situado entre as ruas Municipalidade e Senador Manoel Barata, onde ônibus e carros de passeio tentavam atravessar a enchente que tomou conta da região.

Já na área do Complexo do Ver-o-Peso, a região da Pedra do Peixe, entre o Boulevard Castilhos França e a Avenida Portugal, ficou submersa com a maré alta, o que afetou o movimento intenso de pedestres, comerciantes e clientes que frequentam estabelecimentos comerciais do entorno.

VEJA OS VÍDEOS!

ALERTA AMARELO

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para Belém indica condições meteorológicas para chuvas intensas colocando Belém em alerta amarelo até a próxima quarta-feira (13).

As tábuas de marés também indicam novas possibilidades de alagamentos em regiões próximas a canais e rios. Nesta terça-feira (12), por exemplo, a maré alta foi registrada às 12:52 e alcançou 3,6 metros. Já na quarta-feira (13), a maré alta deverá chegar ao seu ápice de altura de 3,5 metros às 13:30.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias