plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
LEVANTAMENTO

Pará gerou mais de 45 mil empregos formais em 2023

Segundo o Ministério do Trabalho, é o 11º Estado na geração de novos postos de trabalho, com destaque para os setores do comércio e indústria

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará gerou mais de 45 mil empregos formais em 2023 camera O setor de serviços foi um dos destaques do levantamento, com 17 mil novos empregos gerados | (Ricardo Amanajás)

O Pará é destaque na geração de empregos no Brasil. Foram criados 45 mil novos postos de trabalho em com carteira assinada em todo o estado ao longo de 2023, segundo os dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O Pará é a 11ª unidade federativa no crescimento de empregos formais.

Apesar de ter apresentado saldo negativo de empregos formais em dezembro, como as perdas de postos de trabalhos nos setores econômicos de atividades de serviços, construção e agropecuária, o Pará apresentou desempenho positivo ao longo do ano passado.

No balanço acumulado durante todo o período de 2023 todos os setores econômicos de atividades no Estado do Pará apresentaram crescimento na geração de empregos formais, com destaque para o setor de serviços com saldo positivo de 17.995 postos de trabalho; seguido pelo comércio com alta de 9.970 vagas; indústria com saldo de 8.312 postos de trabalho; construção com saldo positivo de 7.907 vagas; e agropecuária, que criou 672 empregos a mais.

Conteúdos relacionados:

SERVIÇOS

No país, o maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor de serviços, com um saldo de 886.256 postos de trabalho (+4,4%), tendo destaque as áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (380.752) e administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (204.859).

O segundo maior crescimento ocorreu no setor de comércio, com saldo de 276.528 postos de trabalho (+2,9%), explicado pela forte aceleração do setor no quarto trimestre, tendo o comércio varejista de mercadorias gerado 39.042 vagas e minimercados 13.967, além do comércio de combustíveis para veículos que gerou 15.002 postos no ano.

A construção civil, com um saldo de 158.940 (+6,6%), ficou em terceiro, seguido pela indústria, que gerou 127.145 postos de trabalho (+1,5%) e a agropecuária com 34.762 postos de trabalho (+2,1%) gerados no ano.

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

EM NÚMEROS

NACIONAL

- Em termos nacionais, no ano de 2023 foram geradas 1,48 milhão de vagas de emprego com carteira assinada. O número é resultado de 23,2 milhões de admissões e 21,7 milhões de desligamentos, um crescimento de +3,5% nos cinco grandes grupamentos econômicos e nas 27 unidades da federação. Os dados divulgados demonstram que o estoque, ou seja, o total de pessoas trabalhando com empregos formais no país, alcançou 43,9 milhões de postos de trabalho no ano.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias