A dois dias do encerramento oficial da programação da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, foi divulgado o texto preliminar do relatório final da conferência que aponta as datas de realização da 29ª e da 30ª Edição da Conferência do Clima das Nações Unidas.
De acordo com a versão do dia 10 de dezembro do rascunho do documento final da COP28, estaria confirmada a realização da COP30 em Belém, no período de 10 de novembro a 21 de novembro de 2025. O documento aponta que a Conferência das Partes “aceita com apreço a oferta do Governo do Brasil para acolher a trigésima sessão da Conferência das Partes, a vigésima sessão da Conferência das Partes na qualidade de reunião das Partes no Protocolo de Quioto e a sétima sessão da Conferência das Partes na qualidade de reunião das Partes no Acordo de Paris, de segunda-feira, 10 de novembro, a sexta-feira, 21 de novembro de 2025”.
O rascunho do documento que deve ser apresentado como o relatório final da COP de Dubai solicita, ainda, que se inicie consultas com o Governo do Brasil e que se busque “assinar o Acordo de País Anfitrião o mais rapidamente possível, de preferência antes da sexagésima sessão dos órgãos subsidiários, de modo a permitir a sua rápida implementação”. O documento “solicita também ao Secretário Executivo que forneça ao país anfitrião apoio técnico e orientação sobre as políticas e requisitos da UNFCCC, tendo em conta quaisquer questões levantadas pelas Partes relativamente à organização das sessões, e que informe regularmente a Mesa dos órgãos diretivos”.
COP29
Além da confirmação da COP30 em Belém, o rascunho do documento também prevê a aceitação à oferta do Governo do Azerbaijão para sediar a COP29, que deve ocorrer entre os duas 11 e 22 de novembro do ano que vem, 2024. Até o início da COP de Dubai, o país sede da conferência do ano que vem era incerta, já que havia um impasse entre os países da Europa Oriental na definição do anfitrião.
A repórter Cíntia Magno viajou a convite do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar