plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VISITE O MUSEU!

Goeldi usa tecnologia para divulgar ciência para comunidades

Fruto de atividades de educação, extensão, comunicação e pesquisas, nove soluções sociotécnicas do Museu Goeldi serão apresentadas no 1º Encontro de Tecnologia Social da Amazônia

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Goeldi usa tecnologia para divulgar ciência para comunidades camera O Museu Goeldi tem espaços e projetos que estimulam e promovem o saber científico | Alberto Bitar

Soluções diversas para problemas diversos, como: estimular o envolvimento de estudantes na prática científica na cidade ou em vilas rurais no entorno da floresta; resgatar e compartilhar línguas indígenas em risco de desaparecer; promover trocas de informação entre arqueólogos e ceramistas; estimular o preparo e o consumo de alimentos saudáveis com comunitárias; restaurar matas queimadas com técnicas desenvolvidas em conjunto com comunitários de reservas extrativistas; e estimular o encontro de saberes em processos de curadoria e apoio à criação de artesãos baseado nas coleções científicas. Essas são experiências que o Museu Paraense Emílio Goeldi e seus parceiros irão compartilhar no 1º Encontro de Tecnologia Social da Amazônia (@tsamazonia), entre os dias 21 e 25 de novembro, em Belém.

O objetivo do evento é estabelecer um fórum regional de discussões sobre tecnologias sociais e estruturar o Observatório de Tecnologia Social da Amazônia, uma plataforma livre e independente que vai contribuir com os pesquisadores e atores sociais na ampliação do conhecimento e na divulgação científica sobre o assunto, a exemplo do que já vem sendo realizado pelo o Observatório de Tecnologia Social do Museu Goeldi.

As tecnologias sociais são consideradas tecnologias reaplicáveis e livres de patentes, que unem conhecimento popular e conhecimento científico em busca de soluções para problemas de grupos vulneráveis. Essas soluções são chamadas de “soluções sociotécnicas”.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

As tecnologias podem ser processos, métodos ou produtos cujo objetivo é atender as necessidades e demandas concretas da sociedade. E também são geradoras de transformações sociais e de inovação.

A transformação e a inovação são alguns dos principais elementos inseridos nas quatro dimensões que estabelecem o conceito de Tecnologia Social (TS), de acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Até este momento, o Museu Goeldi já identificou e registrou nove tecnologias sociais oriundas de suas práticas em parceria com comunidades. Elas foram desenvolvidas ao longo de anos, como resultado das atividades de pesquisa, educação, extensão e comunicação realizadas pela instituição. São soluções para desafios enfrentados nos trabalhos com comunidades de perfis variados.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

O 1º Encontro de Tecnologia Social da Amazônia será realizado no campus da Perimetral e divulgado pelas mídias sociais do Goeldi.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias