A saúde é um ativo precioso que todos devemos valorizar, independentemente do gênero. No entanto, historicamente, os homens têm sido menos propensos a se conscientizarem sobre sua saúde em comparação com as mulheres. Essa falta de conscientização pode ter sérias consequências para a saúde e o bem-estar dos homens.
O estudante de medicina Caio Silva, de 22 anos, reconhece a importância de dar atenção ao próprio bem estar físico, buscando cuidar da saúde o mais cedo possível, a fim de evitar problemas no futuro. “A rotina acaba atrapalhando, mas é preciso estar atento com as doenças desde agora”. Caio participou das ações da campanha Novembro Azul, realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), na manhã deste sábado (4), na Praça Batista Campos, em Belém, que também busca alcançar homens de até 40 anos, para que não deixem de dar atenção à saúde.
Orientada a partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde, a campanha trata a saúde masculina de forma integral, não se restringindo apenas à prevenção do câncer de próstata, mas, também, estimulando a adoção de hábitos saudáveis na alimentação, exercícios físicos, eliminação do tabagismo, controle do consumo de álcool, visita regular aos serviços de saúde e uso de preservativos nas relações sexuais. Hoje, 750 homens foram atendidos.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Novembro Azul: Sespa leva ações para a Praça Batista Campos
- Câncer de próstata: prevenção ainda é o melhor caminho
“Meu avô descobriu que tinha hipertensão depois de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ele não tinha hábitos de vida saudáveis, como uma boa alimentação. Até caminhava, mas consumia álcool, um fator de risco. Essa ação da Sespa é muito importante, pois também acaba sendo mais fácil e efetivo buscar a atenção do público mais jovem, desde cedo criar esse hábito pela procura ao serviço médico”, disse Caio Silva, que aproveitou para fazer um dos testes rápidos disponibilizados na campanha. “Para essa faixa etária mais jovem, a testagem regular é importante, pois as IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), muitas das vezes, são silenciosas”, completou.
Com o tema “Sou do time de quem se cuida, pratico hábitos saudáveis”, o Novembro Azul 2023 da Sespa realiza atendimentos médicos, roda de conversa, palestras, encaminhamento para exames especializados para homens e mulheres (exame clínico e ultrassonografia de mama), vacinação contra HPV, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, saturação e temperatura e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Coordenador de Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim afirma que o Novembro Azul tinha como principal objetivo alertar sobre o câncer de próstata – segunda causa de óbito no público masculino no Brasil, principalmente depois dos 45 anos -, mas que agora a campanha passou a trabalhar a saúde masculina de forma integral. “O que mais mata os homens são as causas externas, como acidentes de trânsito, violência, suicídio. Esse homem adulto jovem, de até 40 anos, negligencia muito o seu cuidado e chega nessa fase dos 60, 65 anos para cuidar de doenças em razão da falta do cuidado preventivo”.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Ainda de acordo com Diego Cutrim, uma das ações da Sespa para trabalhar com o público masculino de até 40 anos é o Pré-Natal do Pai/Parceiro, ferramenta adotada no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil que, além de promover a conscientização do papel do homem em todos os estágios da gestação, parto e puerpério, aproveita essa aproximação do homem aos cuidados de saúde.
“O Pré-Natal do Pai/Parceiro traz esse homem de volta aos espaços da saúde. Você vai se tornar pai, cuide da sua saúde. Ao acompanhar a mulher gestante, o homem também faz os seus exames e consultas, atualiza o cartão de vacina, as testagens e nesse momento, detectando algo, já começa a tratar para ter saúde e acompanhar o desenvolvimento do seu filho”.
Programação - Ao longo do mês, os profissionais que compõem a Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa estarão engajados em uma série de atividades, como ações educativas em canteiros de obras; ações de saúde e educativas nas agendas do TerPaz e das Usinas da Paz e em praças públicas de Belém e de Marituba. Confira na sequência:
04/11: Novembro Azul na Praça Batista Campos
05/11: Ação no TerPaz
06/11: Dia D do Novembro Azul na Policlínica Metropolitana
07/11: Abertura do Novembro Azul em Marituba
09/11: Palestra em canteiro de obras da Quanta Engenharia
10/11: Ação de saúde na Usina da Paz
11/11: Ação no TerPaz
12/11: Novembro Azul na Praça da República
14/11: Novembro Azul no Hospital Galileu com ação educativa e oferta de serviços
17/11: Ação de saúde na Usina da Paz
18/11: Novembro Azul na Praça Matriz de Marituba
19/11: Dia Internacional do Homem na Praça da República
20/11 a 24/11: Novembro Azul em Santarém e comunidade quilombola
24/11: Ação de saúde na Usina da Paz
25/11: Ação no TerPaz
26/11: Caminhada do Novembro Azul no Parque do Utinga
27/11 a 30/11: Novembro Azul em Breves.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar