Neste sábado (14), os países das Américas poderão ver o eclipse anular do sol. O fenômeno celestial ocorre quando a lua fica alinhada com a terra e o sol, assim, o tamanho dela acaba ficando menor que o do sol.
Com isso, ela vai cobrir a maior parte do disco solar, deixando apenas um anel brilhante na borda, o "anel do fogo".
CONTEÚDO RELACIONADO
- Hoje é o dia de ver o eclipse anular do sol. Se prepare!
- Veja uma opção segura e barata de ver o eclipse solar
- Planetário realiza observação do eclipse no sábado (14)
Aqui no Brasil, todos os estados poderão ver o fenômeno. Mas, em alguns pontos, o eclipse será parcial e existem cidades que estarão com muita nebulosidade durante o horário do eclipse.
De acordo com a previsão, o eclipse deve iniciar por volta das 15h. Segundo o Metsul, muitas áreas do Brasil estarão com muita nebulosidade neste horário, mas, diferente da região Sudeste, o Norte e Nordeste, estarão com melhor clima e visão para fazer a observação.
Ainda segundo a previsão, em Belém, o eclipse deve começar às 15h04 e ir até às 17h47, mas o ponto máximo, quando o fenômeno atinge o "anel de fogo", será às 16h32.
Quer ler mais notícias? Acesse o nosso canal no WhatsApp.
Para a capital paraense, está previsto muito sol, mas com muitas nuvens para o momento do eclipse anular.
Macapá terá uma tarde de sol e nuvens esparsas, enquanto Boa Vista terá sol e nuvens e Palmas tempo aberto e nebulosidade escassa. Em Porto Velho o tempo será de sol e nuvens esparsas durante a tarde, e Manaus tem previsão de sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade durante a tarde, além de enfrentar e abundante presença de fumaça de queimadas.
Cuidado
Vale ressaltar que para fazer a observação do eclipse é preciso usar os óculos especiais ou usar óculos de soldador, de classificação 14 ou superior, e nunca olhar diretamente para o sol.
Ósculos de sol, celular, placas de raio x, vidro fumê, câmeras ou telescópios sem os filtros apropriados também não devem ser usado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar