plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
SESPA

"Julho Amarelo" vai as praias alertar sobre as hepatites

Sespa realizou 288 testes para as hepatite B e C, sifilis e HIV, no Centro Integrado de Comando e Controle, no Atalaia, em Salinas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia "Julho Amarelo" vai as praias alertar sobre as hepatites camera Sespa recomenda reforço na prevenção de Hepatites Virais com a campanha 'Julho Amarelo 2023' em todo o território paraense | Foto: Ascom / Sespa

Pelo terceiro final de semana consecutivo, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Hepatites Virais, realizou 288 testes para Hepatite B e Hepatite C, Sifilis e HIV durante a campanha “Julho Amarelo”, no Centro Integrado de Comando e Controle, instalado na praia do Atalaia, no município de Salinópolis. Além disso, foram aplicadas 82 doses de vacinas contra Hepatite B, Influenza, HPV e covid-19 nos dois dias de ação.

“A prevenção é fundamental no combate às hepatites e outras doenças sexualmente transmissíveis. A campanha julho Amarelo é pensada justamente com esse objetivo de conscientizar os veranistas sobre a hábitos saudáveis e assim contribuir para a diminuição no número de casos”, disse a coordenadora de hepatite virais, Marília Magalhães.

Veja também:

Adepará promove ação em Salinas sobre a Gripe Aviária

Ações integradas garantem tranquilidade em Salinópolis

Peixe a R$ 400: veranistas reclamam de preços em Salinas

As hepatites virais, que são tema da campanha Julho Amarelo, são inflamações no fígado, causadas por vírus. A contaminação da Hepatite A acontece pela falta de saneamento básico e higiene. A Hepatite B é a que possui a maior incidência na população e se dá pela transmissão por via sexual ou contato sanguíneo com equipamentos contaminados, por exemplo. Já na Hepatite C, o contato ocorre de forma sexual desprotegida (menor frequência) e o contato sanguíneo com equipamentos que perfuram e cortam (maior frequência).

Em caso de suspeita de hepatite, se a pessoa teve contato com alguém com o vírus, se compartilhou objeto cortante ou teve relação sexual desprotegida, a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde para fazer o teste rápido, que é realizado de forma rápida, segura, gratuita e em todos os municípios do Pará. Em caso de teste positivo o paciente é encaminhado para o serviço especializado para iniciar o tratamento.

A campanha continua nos próximos dias 22 e 23 de julho de 8h30 às 13h e também no dia 28 de julho no Mercado Municipal de Salinópolis, de 8h30 às 13h, e no dia 29, acontece na Nova Orla de Salinópolis, de 17h às 21h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias