plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MULHER

Menopausa; Entenda como funciona o climatério

Também chamado de fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, o climatério é dividido em três períodos: a pré-menopausa, a menopausa e a pós-menopausa

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Menopausa; Entenda como funciona o climatério camera IStock

Muitas mulheres em idade reprodutiva se perguntam em qual momento vão parar de menstruar, ou seja, entrar na menopausa. Especialistas afirmam que não existe uma idade específica para que a mulher entre nessa fase. Porém, o organismo dá sinais de que a menopausa está próxima. A chegada do climatério é um indicativo dessas mudanças.

É importante ressaltar que a menopausa faz parte do climatério. Também chamado de fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, o climatério é dividido em três períodos: a pré-menopausa, a menopausa e a pós-menopausa.

“O climatério pode iniciar antes dos 40 anos, mas na maioria das mulheres inicia aos 40. Apresenta como fases a pré-menopausa, menopausa (última menstruação) e pós-menopausa. Os sintomas dependem da fase em que a mulher se encontra, podendo aparecer alteração do ciclo menstrual, fogachos (ondas de calor), diminuição da libido sexual, secura vaginal, alterações emocionais e metabólicas, como a pressão alta, diabetes e outros”, informou a ginecologista Flora Balbi.

Leia também:

Veja como fazer o dinheiro esquecido virar renda extra

A principal característica da menopausa é a parada das menstruações. É um processo pelo qual toda mulher vai passar. De acordo com o Ministério da Saúde, os óvulos que a mulher produzirá ao longo da vida têm sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes desde o seu nascimento.

Essa reserva é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última (menopausa). Nenhuma mulher é capaz de formar novos folículos para repor os que se foram. Quando morrem os últimos deles, os ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona caem irreversivelmente.

“A menopausa faz parte do climatério, sendo a segunda fase. Não tem uma idade específica para ocorrer. Se caracteriza pela parada de menstruação por pelo menos 6 meses. Normalmente, até a menopausa, ocorrem ciclos menstruais irregulares”, informou a médica. “É preciso entender primeiro que a menopausa é um processo evolutivo normal de toda mulher e, dependendo de cada caso, é possível fazer tratamento clínico e ser sempre acompanhada por um profissional preparado para lidar com o quadro”.

A partir dos 40 anos, a mulher pode iniciar um acompanhamento com um profissional no sentido de entender quais medidas podem atenuar os sintomas do climatério/menopausa. “O tratamento vai depender da fase do climatério em que essa paciente está e dos sintomas. Dependendo dos sintomas, a gente pode entrar com reposição hormonal ou não, dependendo do quadro, já podemos entrar com prevenção de uma osteoporose, que também é muito comum nessa fase. Então, tudo vai depender da fase em que essa paciente se encontra”.

A especialista ressaltou ainda que os sintomas apresentados na menopausa vão depender de vários fatores, como o estilo de vida dessa mulher. “Os hábitos de vida saudáveis já ajudam bastante, cuidados com a alimentação, atividades físicas, acompanhamento profissional de forma frequente para chegar na fase do climatério sem muitos problemas. Nunca devemos esquecer de ter um cuidado constante com o nosso corpo”, destacou.

Menopausa; Entenda como funciona o climatério
📷 |DOL
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias