plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ADMINISTRAÇÃO

Criação da Secretaria de Estado das Mulheres é aprovada

O projeto, votado na Alepa, promoverá uma série de políticas públicas específicas para elas, que representam metade da população do Estado

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Criação da Secretaria de Estado das Mulheres é aprovada camera A advogada Paula Gomes será a secretária das Mulheres | Foto: Marco Santos / Agência Pará

Governo do Pará aprovou, nesta terça-feira (7), junto à Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), em turno único, o Projeto de Lei que cria a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), cuja titular deverá ser a advogada Paula Gomes, ex-deputada estadual e filiada ao MDB. A Semu tem por missão planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para as mulheres paraenses, que representam - segundo dados da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), referentes a 2020 - cerca de 49,8% da população do Estado.

A criação da Semu no âmbito do Estado do Pará visa ampliar e fortalecer as ações que já são realizadas em prol das mulheres pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em áreas como capacitação profissional, combate ao preconceito e discriminação, políticas de cidadania e rede de proteção à população feminina.

A medida também segue uma tendência nacional, já que diversos estados e municípios do País têm criado estruturas específicas em seus organogramas para dar conta das demandas das mulheres e, na atual gestão federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recriou o Ministério das Mulheres, a partir do desmembramento do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), como se configurava na gestão anterior.

Em sua justificativa, o governador Helder Barbalho explica que a criação da Secretaria de Estado das Mulheres visa, também, atualizar a gestão estadual, a partir da reestruturação de órgãos e entidades públicas. “A Secretaria que ora se almeja a criação se origina do desmembramento da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de forma a atender às necessidades específicas da população paraense, relativas à execução de políticas públicas para as mulheres, no âmbito do Estado do Pará”, detalha o chefe do Executivo.

De acordo com o Projeto de Lei enviado à Alepa, a Semu vai garantir a transversalidade das políticas públicas de proteção, defesa e promoção dos direitos humanos das mulheres no Estado do Pará, levando em consideração aspectos de gênero, raça, etnia, geração, classe, orientação sexual, opção religiosa, entre outros. A Secretaria também trabalhará na elaboração de campanhas educativas e anti-discriminatórias, além do apoio a projetos de capacitação profissional e de inclusão social de mulheres de baixa renda.

Um dos eixos da atuação da Semu também deverá ser a implantação e o acompanhamento de ações, programas e projetos voltados ao enfrentamento e eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. Em sua estrutura, a nova Secretaria irá abrigar, também, o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM), instituído pela Lei Estadual 9.594, de 16 de maio de 2022, que a partir de agora será vinculado à Semu.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias