plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Vacina Pfizer Baby voltou a ser ofertada em Belém

Segundo a Sesma, os imunizantes começaram a ser distribuídos na última sexta-feira e já estão disponíveis em várias unidades

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vacina Pfizer Baby voltou a ser ofertada em Belém camera Rafaela Costa levou Ágata para se imunizar e destaca a importância da vacinação | Ricardo Amanajás

Os pais que procuraram a Unidade de Municipal de Saúde do Bairro de Fátima, em Belém, ontem (6), em busca da vacina Pfizer Baby para iniciar ou completar o esquema de vacinação das crianças de 6 meses a 2 anos de idade foram atendidos rapidamente e saíram aliviados.

É o caso da advogada Emanuelle Bastos, 42, mãe da pequena Luna, de 1 ano, que aproveitou o dia para a filha tomar a 2ª dose da vacina. A advogada, que mora próximo à unidade básica de saúde, conta que a filha tomou a primeira dose da vacina ainda no ano passado e era a única integrante da família que faltava completar o esquema vacinal.

“Todos da família já tomaram a dose de reforço, com o cartão de vacina em dia e, por conta da imunização, ninguém foi contaminado pela Covid-19. Então, era uma preocupação porque ela era a única que faltava tomar a 2ª dose. Fiquei sabendo da disponibilidade da vacina ontem (anteontem) e já arrumei um tempinho para vir trazê-la hoje (ontem). É um alívio”, ressalta.

Leia também:

Belém vacina contra Covid-19 nesta semana; veja onde!

A vacina da Pfizer Baby que voltou a ser ofertada na capital ontem (6), deixou os pais mais tranquilos em relação à segurança dos pequenos e a procura tende a aumentar. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), os imunizantes começaram a ser distribuídos na última sexta-feira (3) e já estão disponíveis nas seguintes unidades: UMS Fátima, UMS Icoaraci, UMS Tapanã, UMS Cremação, UMS Condor, UMS Guamá, UMS Terra Firme, UMS Jurunas e UMS Portal da Amazônia.

A aplicação da 1ª dose, que é feita em crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com cormobidades, mediante apresentação de laudo médico, contemplou a pequena Ágata, de apenas 1 ano e 5 meses, filha da autônoma Rafaela Costa, 30. “Ano passado ela ficou internada durante 7 dias, com uma febre alta e quase foi contaminada pela Covid-19. Não quero mais passar por esse sufoco e a vacinação é muito importante para eles que ainda estão fortalecendo seu sistema imune”, completa Rafela.

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção de casos mais graves, disso a Luiza Braga, 30, mãe da Eva, de 1 ano, tem certeza. A mãe, que já tomou a 4ª dose de reforço, conta que assim que soube da disponibilização da Pfizer Baby, correu para que Eva pudesse tomar sua primeira dose.

“A vacinação é muito importante para fortalecer a imunidade, produzir anticorpos, então não tem como relaxar. Eva já havia tomado todas as vacinas que precisava até o momento, só falta se imunizar contra a Covid-19 mesmo, então, quanto mais breve, melhor”.

ROTINA

Belém, Pará, Brasil. Cidade. RETORNO VACINA COVID PFIZER BABY - ID 843564 - Agata Cecília, 1 ano e 5 meses Rafaela Costa, 30 anos - 06/02/2023. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
📷 Belém, Pará, Brasil. Cidade. RETORNO VACINA COVID PFIZER BABY - ID 843564 - Agata Cecília, 1 ano e 5 meses Rafaela Costa, 30 anos - 06/02/2023. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará. |Ricardo Amanajás

Outro ponto de vacinação, na Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, a vacina Corononavac é disponibilizada, exclusivamente, para crianças de 3 a 4 anos de idade, assim como a Pfizer adulto e a vacina contra a gripe.

De acordo com a enfermeira Mikely Silva, 41, a procura pelas vacinas ainda é baixa, mas tende a crescer com a volta às aulas. “Nós estamos recebendo mais idosos acima de 60 anos, porque para esta faixa etária já está liberada a 5ª dose. A vacina contra o vírus da gripe também está disponível, mas esperamos uma maior procura no mês de abril, que é o período da dose de reforço também”.

Vale lembrar que nas salas de vacinação do município estão disponíveis também os mais diversos tipos de imunizantes, que fazem parte do calendário da vacinação de rotina.

Imunização

- A Sesma informa que os imunizantes estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde durante o ano inteiro de 2023, com todas as vacinas de rotina para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos, no horário de 8h às 17h.

A Sesma ressalta, ainda, que a vacina contra Meningite (Meningocócica C) está liberada para toda a população ao longo deste mês.

- Documentos

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e o cartão de vacinação.

Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas, precisam apresentar laudo ou receita médica que comprove a condição.

- Locais de vacinação

- Unidades Básicas de Saúde: vacina contra covid e vacinas do calendário de rotina, no horário de 8h às 17h;

- No Hospital Geral do Exército: vacina contra covid e vacinas do calendário de rotina, horário de 9h às 12h;

- Hospital da Aeronáutica: vacina contra covid e vacinas do calendário de rotina, no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h;

- Hospital Naval: vacina contra covid e vacinas do calendário de rotina, somente às terças e quintas-feiras, de 8h às 12h.

- Unifamaz: vacina contra covid e vacinas do calendário do adolescente, no horário de 9h às 17h;

- Unama Alcindo Cacela e Uepa - José Bonifácio: apenas vacina contra covid, no horário de 9h às 17h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias