plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INOVAÇÃO

Câmara Municipal aprova PL para implantação do 5G em Belém

Tecnologia proporciona mais velocidade de conexão e representa um grande avanço na capital paraense.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Câmara Municipal aprova PL para implantação do 5G em Belém camera PL aprovado na Câmara de Belém pretende viabilizar expansão da rede 5G na capital paraense | José Paulo Lacerda/CNI

O 5G começou a ganhar forma no Brasil nos últimos meses. Inicialmente disponível em apenas algumas capitais, o sinal passou a se expandir e tem chegado a cada vez mais brasileiros.

Nesta quarta-feira (9), foi aprovado, em Sessão Extraordinária, o Projeto de Lei nº1751/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a implantação, no município de Belém, da infraestrutura de suporte para a tecnologia 5G na capital paraense.

Veja também:

Marabá entre as cidades mais preparadas para receber o 5G

Apple anuncia que futuros iPhones contarão com entrada USB-C

Segundo o presidente da Casa, vereador Zeca Pirão (MDB), essa votação foi importante para que Belém possa ser contemplada com esses avanços tecnológicos. “A tecnologia 5G trará muitos benefícios para a nossa cidade, como: agilidade nos processos administrativos da rede municipal, maior velocidade para quem for utilizar a rede de internet, a diminuição entre o envio e o recebimento do sinal para os celulares, além de ser uma ótima ferramenta que auxiliará nos estudos”, pontuou o vereador.

O município de Belém ainda não possui uma legislação específica que regule a matéria, embora já conte com antenas instaladas pela cidade, principalmente nas áreas urbanas, que atendem as atuais tecnologias em operação (3G e 4G). O 5G transmitirá dados somente onde existir a disponibilidade de rede de fibra óptica.

Para o vereador Fabrício Gama (União Brasil), após aprovação dessa PL, será necessário chamar as operadoras de celular para participarem de uma Sessão Especial, proposta pelo parlamentar, para prestarem maiores esclarecimentos a respeito da tecnologia.

“Requeri uma Sessão Especial, que foi aprovada por unanimidade, onde iremos chamar os representantes de todas as operadoras celulares que irão nos passar tais informações: como elas irão operar com o 5G em Belém, de que maneira e como vai ser essa implementação, qual será o tamanho da cobertura do sinal e quais bairros da capital serão contemplados”, pontuou o vereador.

O mais adequado é que o município normatize a implantação e o compartilhamento de infraestrutura de suporte para ETR, pré-requisito legal para utilização do 5G. O referido projeto possui o objetivo de viabilizar a implementação dessa tecnologia para as redes de móveis e bandas largas.

Conforme o vereador Fábio Souza (PSB) a regulamentação da implantação do 5G é muito importante em todas as escalas, sejam elas educacional, residencial ou empresarial.

“A gente tem hoje essa virada para uma tecnologia melhor, mais rápida, mas também é importante que a Câmara esteja convocando as operadoras para prestarem maiores esclarecimentos a respeito do assunto e exigir delas os equipamentos e a melhor cobertura. Hoje, nós sabemos de todas as dificuldades que o povo paraense passa quando tenta-se comunicar por meio da internet do celular”, destacou o vereador Fábio Souza

Este projeto estabelece as regras para instalação de infraestrutura de suporte para as ETR na capital, considerando as características do patrimônio histórico e as especificadas dos recursos naturais presentes em todo território municipal e, também, regras para os procedimentos administrativos visando compartilhamento, licenciamento, fiscalização e penalidades cabíveis, previstas em Lei.

Para o vereador Igor Andrade (Solidariedade) essas empresas terão que cumprir e se adaptar as regras normativas estabelecidas em Lei. “A CMB hoje aprovou a regulamentação do serviço de operadoras de telefonia móvel 5G para a capital, delimitando alguns espaços, algumas áreas dentro da nossa zona, onde serão permitidas as construções e adaptações de antenas para que possa ser oferecido um serviço de qualidade para a população”, disse o parlamentar.

Agora o Projeto de Lei segue para sanção do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias