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ATUALIZAÇÃO

Igeprev suspende mil benefícios por falta de recadastramento

Outros 1,7 mil tiveram pagamentos cancelados. A lista dos beneficiários suspensos por não se apresentarem no censo previdenciário será publicada na próxima quinta-feira. Veja como voltar a receber o dinheiro!

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Imagem ilustrativa da notícia Igeprev suspende mil benefícios por falta de recadastramento camera Segurados devem procurar as agências do Igeprev no Estado | Divulgação

O Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) vai publicar, no Diário Oficial do Estado, a lista com os nomes dos 1.739 aposentados e pensionistas que não compareceram ao recadastramento previdenciário obrigatório e, por isso, tiveram os seus benefícios cancelados definitivamente.

Na publicação, a ocorrer na próxima quinta-feira (10), o Igeprev também vai relacionar os 1.001 segurados que estão com o pagamento dos proventos suspensos, por falta de documentos que deixaram de ser apresentados no momento da atualização dos dados cadastrais.

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Esse grupo deve regularizar a situação junto ao Instituto em 90 dias, ou seja, até 10 de fevereiro de 2023, para evitar o cancelamento definitivo do benefício. Basta comparecer às unidades de atendimento do Igeprev na capital e no interior, de 8h às 15h, sem necessidade de agendamento, ou às unidades móveis do órgão previdenciário.

Participaram do recadastramento previdenciário 43.033 aposentados e pensionistas, que realizaram o recenseamento no prazo previsto e seguem ativos na folha de pagamentos. A atualização de dados encerrou no dia 30 de julho de 2022. Em 2 de agosto, o Instituto publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) e em jornais de grande circulação uma convocação dos beneficiários que não compareceram e os que iniciaram o processo, mas não concluíram o recadastramento, para fazerem a regularização.

O recenseamento de segurados e pensionistas do regime próprio de previdência do Pará iniciou em novembro de 2020, com previsão de encerramento para dezembro de 2021, mas devido a pandemia de coronavírus precisou ser suspenso em fevereiro do ano passado, retomando em junho. Após a retomada, o prazo de conclusão ainda foi prorrogado três vezes.

ATENDIMENTO

Para garantir o acesso dos segurados ao recenseamento, o Igeprev disponibilizou, além das modalidades presencial e à distância, o serviço itinerante. O projeto inédito, idealizado pela atual gestão do órgão, foi iniciado em fevereiro de 2021, com caminhões equipados percorrendo todas as regiões do Estado, realizando o recadastramento e outros serviços previdenciários, com a mesma qualidade e infraestrutura dos ofertados na sede do órgão em Belém. Os caminhões passaram por cerca de 59 municípios atendendo mais de 8 mil segurados.

O novo serviço faz parte do Plano de Expansão lançado no início de 2021 pela atual gestão do Igeprev para reforçar a presença no Estado e descentralizar os atendimentos oferecidos na capital.

Já foram inauguradas seis novas unidades de atendimento do Instituto no interior. A primeira, em Castanhal, começou a funcionar em dezembro de 2021. A segunda, em Abaetetuba, a terceira, em Santarém, e a quarta, em Altamira, foram entregues no mês de abril. No dia 15 de junho, o Instituto inaugurou a quinta agência, em Capanema. A mais recente, em Marabá, foi inaugurada mês passado.

“Os segurados que moram no interior não precisam se deslocar até Belém para fazerem a atualização dos seus dados cadastrais ou apresentarem a documentação que falta. O Igeprev, com o plano de expansão de seus serviços, também atende nas seis agências instaladas nas diversas regiões do Estado. É importante que todos os que estão com pendências façam o recadastramento para evitar a suspensão e até o cancelamento dos benefícios”, alerta o presidente do órgão, Giussepp Mendes.

A atualização cadastral é necessária para viabilizar ações de gestão e educação previdenciária. Por determinação da Lei Federal nº 10.887/2004, todos os regimes próprios de previdência devem fazer o recadastramento de seus segurados a cada cinco anos. Porém, desde 2012, o levantamento não era feito no Pará.

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