plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Testagem para Covid-19 segue com alta procura no Abacatão

Local foi disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Ananindeua como alternativa para desafogar o serviço ofertado nas Unidades de Pronto Atendimento e Unidades de Urgência e Emergência do município

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Testagem para Covid-19 segue com alta procura no Abacatão camera No Abacatão, os usuários têm acesso a 200 senhas diariamente para a realização do exame de Covid-19 | CELSO RODRIGUES

O segundo dia de testagem para covid-19, em Ananindeua, foi marcado pela grande procura do público. A iniciativa da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última quarta-feira (13), no Ginásio de Esportes Dr. Almir Gabriel, o Abacatão, localizado na avenida Arterial 5-B, Cidade Nova. Durante a manhã de ontem (14), mais de 200 pessoas estiveram presentes em busca do teste.

De acordo com a Secretária de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima, o ponto de testagem foi pensado para desafogar o número de atendimento dessa natureza nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades de Urgência e Emergência do município. Por isso, 200 senhas serão distribuídas diariamente para pessoas que estejam com qualquer sintoma gripal.

“Devido ao aumento de casos gripais, que iniciou já tem uns 15 dias, a gente viu uma maior procura das pessoas para fazerem o teste de covid. A gente decidiu abrir essa tenda aqui no Abacatão exclusiva para fazer teste covid. Não tem uma previsão para encerrar até que a gente veja uma queda no número de casos”, disse.

Belém já vive a quarta onda de Covid-19; previna-se!

A testagem funciona de segunda a sexta, de 8h às 12h, mediante apresentação de qualquer documento de identificação do paciente. No primeiro dia de testes, quarta-feira (13), cerca de 189 pessoas procuraram o ponto. Do total, 40% dos pacientes testaram positivo para a covid-19, sendo todos casos leves, um indicativo de que a vacinação tem auxiliado na redução de sintomas mais graves, segundo a Secretária Municipal de Saúde.

ATESTADO

Para ter acesso ao atestado, em caso de teste positivo, o paciente deve acessar o site da Prefeitura de Ananindeua, que disponibiliza o documento de forma digital. “Paralelo a isso, a Secretaria de Saúde possui o atestado sanitário virtual, onde a pessoa entra no site da prefeitura, clica no atestado, manda foto do teste positivo, que lá é emitido um atestado sanitário por cinco dias de licença do trabalho. É a primeira cidade do Pará que já trabalha dessa forma e a gente quer diminuir a demanda, a procura das pessoas que vão aos postos e urgências atrás do atestado por conta da covid-19”, esclareceu Dayane Lima.

MOVIMENTO

Como a movimentação era intensa no Abacatão, um espaço foi reservado para a espera do público que pôde ficar sentado no exterior do prédio esportivo. Mesmo assim, uma extensa fila de pacientes se formou à procura da testagem. Grande parte dos que estavam presentes apresentavam sintomas visíveis, como tosse seca, que pode ser um indicativo para covid-19 ou gripe.

Por dois dias, Wellington Silva, de 65 anos, vinha apresentando os sintomas. Por trabalhar como motorista de aplicativo, ele atende um grande número de passageiros por dia que nem sempre se protegem adequadamente contra a doença. Esse motivo o fez ligar o alerta para uma possível infecção pelo coronavírus.

“Já faz dois dias que estou sentindo dores no corpo, coriza, já tive febre ontem, calafrios e estou com tosse seca. Como eu trabalho no aplicativo, hoje em dia o passageiro não está usando mais máscara. Eu uso, mas mesmo assim pode ser covid. Meus sintomas estão até mais leves porque eu também já estou tomando medicação. Agora estou esperando para ver se é covid ou só uma virose”, contou o motorista.

Desde o último domingo (10), a auxiliar administrativa Ilka Neves, 43 anos, também sente alguns dos sintomas clássicos da síndrome respiratória. Ela já teve covid e a similaridade dos sinais foi o que chamou atenção para uma possível nova infecção. Por conta das quatro doses da vacina, os sintomas eram leves e ela torcia pelo teste negativado. “Eu comecei a sentir um incômodo já no domingo e na segunda-feira já amanheci com muita coriza, muita dor de cabeça, tosse, ontem já começou o incômodo de respiração, falta de ar. Eu já tomei a quarta dose, já tomei a vacina da gripe e não esperava que eu ia chegar a sentir tudo isso de sintomas. Eu espero que eu não esteja com covid, que sejam só os sintomas da gripe”, desejava Ilka, antes do exame.

TESTES DE COVID

POSTO NO ABACATÃO

l Dias: segunda a sexta

l Horário: 8h às 12h

l Documentos: Qualquer documento de identificação: Identidade, Carteira do SUS

l Público: pessoas com sintomas gripais

l OBS: São distribuídas 200 senhas diariamente

l Endereço: O Ginásio de Esportes Dr. Almir Gabriel, o Abacatão, fica localizado na avenida Arterial 5-B, no conjunto Cidade Nova.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias