O Clube de Engenharia do Pará (CEP) completou 103 anos de história e para marcar a data a diretoria promove ao longo desta semana um Fórum de Engenharia na centenária sede da entidade, localizada na avenida Nazaré, no bairro de Nazaré, em Belém.
A programação se estende até a sexta-feira (10) com workshops, apresentações técnicas, stands com apresentação de produtos e palestras ministradas por grandes profissionais da engenharia e áreas afins.
O evento alusivo aos 103 anos do CEP, diz o presidente da entidade, André Martha Tavares, enfatiza o crescimento e avanços da engenharia no Estado do Pará, da Amazônia e do Brasil. "Além disso, busca aproximar estudantes, técnicos e profissionais para gerar debates significativos e trocas de experiências. O tema central é a energia, que será um dos cinco eixos do Fórum de Engenharia da Amazônia (FEA), um dos grandes projetos da atual gestão, que será lançado em fevereiro de 2023", antecipa Tavares.
De acordo com o presidente, a energia será um assunto bastante discutido durante todo esse ano pela sociedade, que segundo André Tavares, precisa saber que o CEP discute não apenas engenharia, mas também pensa em problemas e soluções relacionados a nossa área. "Não são apenas assuntos de interesse dos paraenses e dos engenheiros, mas também da Amazônia e do nosso país”, reiterou.
A abertura do evento ocorrido na noite desta segunda-feira (6) teve ainda o lançamento da revista do CEP, uma publicação técnica que será semestral, com reportagens, fatos passados e obras históricas que marcaram os 103 anos da instituição, além de artigos técnicos escritos por grandes nomes da engenharia do Estado do Pará. "Essa nova ferramenta do CEP materializa histórias da engenharia, além de informar com artigos e matérias sobre as lutas da classe. Esse é o ponta pé inicial. A revista mostra os ramos da engenharia, tendo também artigos e matérias ligadas à construção e aos ideais da nossa área”, comentou o engenheiro elétrico, Antônio Couceiro, produtor e expert na criação de revistas.
A revista do CEP vai circular por órgãos públicos, privados, entre os sócios do clube, e nas mídias digitais.
A palestra de abertura teve como tema "Iluminação Pública com medição ponto a ponto, gerenciamento remoto: Uma evolução tecnológica Smart”, ministrada pelo engenheiro eletricista e civil Ricardo Guedes, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas.
“A iluminação pública é um assunto que afeta diretamente o bolso dos brasileiros. Então temos uma nova tecnologia, e estamos propondo trabalhar um modelo tecnológico para beneficiar e diminuir custos da iluminação pública. Estamos trazendo essa temática para que haja reflexão no assunto e maior transparência nesse processo”, comentou o engenheiro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar