plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
BENS BLOQUEADOS

Prisão de presidente Câmara Municipal de Maracanã é mantida

O Ministério Público do Estado vê indícios de desvio de dinheiro público na casa legislativa. Um envolvido está foragido.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Prisão de presidente Câmara Municipal de Maracanã é mantida camera A Justiça determinou o bloqueio de bens do vereador Cacaia Rabelo (PL) suspeito de desviar recursos da Câmara Municipal de Maracanã. ele está preso | ( Reprodução )

O juiz Lucas Furlan, da Vara Única de Maracanã, acatou o pedido do Ministério Público do Estado e decidiu a manutenção da prisão temporária do presidente da Câmara de Vereadores do Município, José Maria do Socorro Silva Rabelo (PL), e ainda o bloqueio dos bens dele.

Cacaia Rabelo, como é conhecido o parlamentar, é suspeito de liderar um esquema de desvio de dinheiro público da Casa Legislativa. Ele está afastado das funções desde a última terça-feira (24), quando foi preso.

A Justiça determinou o bloqueio de bens do vereador Cacaia Rabelo (PL) suspeito de desviar recursos da Câmara Municipal de Maracanã. ele está preso
📷 A Justiça determinou o bloqueio de bens do vereador Cacaia Rabelo (PL) suspeito de desviar recursos da Câmara Municipal de Maracanã. ele está preso |( Reprodução )

O caso é investigado pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPA, que cumpriu mandados de busca e apreensão em imóveis de Cacaia em Belém e na Vila de Algodoal.

Policiais federais fazem ato contra Bolsonaro em Belém

A Justiça também decretou a prisão de Rodrigo dos Santos Nogueira, dono de duas empresas atacadistas que também são alvos das investigações e que podem estar envolvidas no esquema de desvio dos recursos. Estas empresas tem sede em Castanhal e fornecem materiais de escritório, limpeza e alimentos. Rodrigo está foragido, segundo o Ministério Público. Na última terça-feira (24), o MP cumpriu mandados de busca e apreensão nos escritórios das empresas dele.

A tesoureira da Câmara Municipal de Maracanã, Núbia de Nazaré Teixeira Botelho, também está afastada das atividades por determinação judicial. A servidora está proibida de entrar em qualquer órgão da administração municipal sob pena de pagar multa de R$ 10 mil. Além disso, a Justiça recomendou que os dias de afastamento sejam descontados na folha de pagamento.

Presos após golpe golpe em idosa em pedidos por aplicativo

Nesta quinta-feira (26), foi realizada uma audiência de custódia do vereador na qual a defesa solicitou a liberdade de Cacaia. O Ministério Público argumentou que ainda há outras diligências em andamento, “sendo imprescindível a manutenção da prisão para as investigações em curso, reforçando que o outro representado [Rodrigo Nogueira] se encontra foragido até o presente momento”.

Operação do Gaeoco esteve na Câmara Municipal de Maracanã
📷 Operação do Gaeoco esteve na Câmara Municipal de Maracanã |( Reprodução )

A denúncia contra Cacaia foi feita em novembro de 2021 por uma servidora da Câmara Municipal de Maracanã. As investigações do Gaeco já encontraram evidências de que o esquema de desvio de dinheiro consistia na emissão de notas fiscais por parte das empresas de Castanhal, que recebiam o pagamento por determinadas compras, mas não entregavam os produtos e materiais adquiridos pela Câmara Municipal.

Comandantes do tráfico no Pará são procurados no RJ

Após receberem os valores, as empresas devolviam a maior parte do dinheiro para os agentes que controlam as contas públicas da Câmara Municipal de Maracanã. O Ministério Público investiga outros servidores e vereadores envolvidos no esquema, pois as contas e compras da casa legislativa requer aprovação coletiva.

A reportagem ainda não conseguiu contato com as defesas dos envolvidos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias