plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REGULARIZE SUA SITUAÇÃO

Justiça Eleitoral promove mutirão no Ver-o-Peso

Ação promoveu a quitação eleitoral e ofertou serviços de emissão da primeira e segunda via do título de eleitor, entre outros

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Justiça Eleitoral promove mutirão no Ver-o-Peso camera Ação promovida pelo TRE do Pará ajudou muita gente a regularizar sua situação | Irene Almeida / Diário do Pará

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou ontem um mutirão itinerante com o objetivo de promover a quitação eleitoral no estado do Pará. Na ocasião foram ofertados serviços gratuitos de emissão da primeira e segunda via do título de eleitor, mudança de local da votação, atualização dos dados pessoais, regularização da situação eleitoral, inclusão do nome social para pessoas LGBTQIA+ e solicitação da seção com acessibilidade para pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida.

Idosos acima de 70 anos já podem tomar 4ª dose em Belém

Pará inicia a vacinação contra Gripe e Sarampo

A iniciativa abrangeu o território estadual e contou com 14 postos itinerantes distribuídos, principalmente, na região rural do estado. Na capital foram disponibilizadas duas unidades móveis em frente ao mercado do Ver-o-Peso para atender os eleitores e eleitoras que estavam em dívida com a Justiça Eleitoral.

De acordo com o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), Felipe Brito, a iniciativa foi uma ação simbólica que promoveu o acesso a regularização da situação eleitoral e alertou para o prazo final do fechamento do cadastro eleitoral, no dia 4 de maio, quando não se pode mais incluir ou excluir informações dos dados cadastrais. O fechamento é necessário para que a Justiça Eleitoral consiga organizar a logística das Eleições nacionalmente.

“Nessa ação a gente espera atender cerca de mil eleitores, a maior parte de atendimento de primeira via, que é o que tem se observado, 40 a 50% são novos eleitores que passam a contemplar o cadastro. Essa é uma ação importante, mas frente ao tamanho do eleitorado é uma ação simbólica porque, justamente no cartão-postal da cidade, que é o Ver-o-Peso, ela representa os mais de 75 municípios que o TRE do Pará alcançou nessa ação itinerante. São quase 100 mil eleitores atendidos nesse tipo de ação e ela também alerta para o prazo final, no dia 4 de maio”, afirma.

PENDÊNCIAS

O diretor do TRE-PA ainda relembrou que os eleitores que estão com pendências eleitorais por conta do cadastramento da biometria devem comparecer a um dos 84 pontos atendimento da Justiça Eleitoral disponíveis no estado. “Nós temos hoje no estado do Pará mais 800 mil eleitores com títulos cancelados, que são eleitores que não compareceram naquele período da biometria. Esses eleitores precisam procurar a Justiça Eleitoral, mas eles não vão mais coletar a biometria nesse momento em razão da pandemia que se prolonga, mas eles precisam procurar para mostrar que estão vivos porque eles ainda precisam exercer seu direito ao voto”, explica Felipe Brito.

SERVIÇO

Para quem ainda precisa regularizar a situação eleitoral é possível fazê-lo pelo atendimento online do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (www.tre-pa.jus.br) ou procurar um dos 84 pontos de atendimento presenciais em todo o estado até o dia 4 de maio. Na região metropolitana de Belém são oito postos de atendimento que funcionam de 08h às 16h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias