A discussão científica sobre a biodiversidade amazônica, bem como a geração de oportunidades de interação entre a academia, sociedade, setor público e o setor produtivo, serão debatidos no 2º Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia-2º CBBBA, que ocorrerá em Belém, em agosto deste ano.
O evento, que será realizado no Hangar, é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE-PPG-BIONORTE.
Na programação, minicursos, palestras, mesas redondas, fórum de docentes, vitrine tecnológica, feira de empresas, além de atividades culturais e sociais.
“Não tenho dúvidas de que o evento irá promover um grande impacto na sociedade amazônica, sendo, portanto, uma grande responsabilidade e um grande desafio, pois iremos mobilizar centenas de palestrantes e mais de 2 mil participantes, dezenas de empresas públicas e privadas e agências governamentais de fomento, o que requer um esforço enorme e uma logística complexa com muitas pessoas envolvidas", ressalta o presidente do congresso, professor Sandro Percário.
A BIONORTE foi criada em 2008 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações- MCT, em parceria com as Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia dos estados da Amazônia Legal, através de uma iniciativa de pesquisadores desses Estados, com o intuito de integrar, inovar e fornecer o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Segundo Percário, este é um congresso que irá resultar em múltiplos impactos na vida das pessoas.
“Do ponto de vista acadêmico, vamos trazer novas tecnologias, novos conhecimentos, que beneficiarão o desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica da Amazônia”, diz o professor, destacando ainda o fortalecimento da integração entre os pesquisadores dos nove estados da região amazônica, o que favorecerá o saber favorecerá o saber científico e a geração de novos bioprodutos, tais como alimentos, medicamentos ou cosméticos, resultando em importantes benefícios sociais, ambientais e econômicos para a sociedade em geral e, particularmente, para as comunidades tradicionais da região.
Mais informações no site cbbb.sitebeta.com.br ou das redes sociais do evento @cbbba2022.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar