Diversas irregularidades graves fizeram com que a prefeitura de Capanema solicitasse uma inspeção da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Pará na sala de Parto e na sala de Exames Obstétricos do Hospital Maternidade Dr. João Pedroso. Após as suspeitas serem confirmadas, a Vigilância Sanitária optou por interditar o hospital na última sexta-feira (11). O Governo do Estado do Pará providenciou a transferência dos pacientes para outras unidades de saúde.
Pará contratou cerca de 9,5 mil jovens aprendizes
A situação começou no dia 18 de novembro do ano passado. A Prefeitura de Capanema, nordeste do Estado, emitiu um ofício - de número 088/2021 - solicitando que uma equipe de técnicos da Vigilância Sanitária realizasse uma visita na Sala de Parto e Sala de Exames Obstétricos do Hospital Maternidade Dr. João Pedroso por causa da falhas estruturais no local.
O pedido foi atendido e, nos dias 8 e 9 de fevereiro deste ano, o órgão de Vigilância Sanitária do Estado realizou a vistoria no hospital em conjunto com o município. Funcionários da 4ª Regional de Saúde, da Sespa, também participaram da inspeção.
FALTA DE ESTERILIZAÇÃO
Durante a visita, as equipes perceberam a necessidade de fazer a vistoria em todos as dependências do hospital. Logo, foram constatadas três irregularidades graves: a primeira foi a utilização de artigos hospitalares não esterilizados na assistência clínica e cirúrgica, ou seja, material contaminado.
Casos de HIV paralisam indústria pornô no Brasil
Além disso, foi detectada a utilização de medicamentos vencidos, e, por fim, foi constatada a falta de profissionais qualificados para a prestação de serviços de media e alta complexidade. Por isso, segundo o órgão de vigilância, o hospital de Capanema não está adequado para prestar serviços de alta complexidade.
Ainda de acordo com a vigilância, após a visita da equipe sanitária, foi decidido que o hospital deveria se interditado, devido ao alto risco sanitário oferecido pela unidade. Diante disso, a Vigilância Sanitária determinou o fechamento do Hospital Maternidade Dr. João Pedroso, o que foi realizado nesta sexta-feira (11).
Atendendo o pedido do município, o Governo do Estado realizou a transferência dos pacientes para outros municípios para garantir o atendimento e a saúde deles.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar