Este ano o Pará sediará Fórum Mundial de Bioeconomia. O evento acontecerá de 18 a 20 de Outubro. O planejamento, por conta da pandemia, é de que as atividades ocorram em formato presencial e virtual, para que haja o maior alcance possível e, ao mesmo tempo, a segurança necessária aos participantes.
A bioeconomia busca o desenvolvimento econômico por meio do uso consciente dos recursos naturais e da floresta, substituindo indústrias, produtos e serviços de base não renovável, para assim, alcançar uma economia sustentável, mitigando os efeitos das alterações climáticas.
De acordo com o governador Helder Barbalho, esta é a primeira vez que o evento irá acontecer fora da Finlândia. "Hoje, recebi o presidente do Fórum, Jukka Kantola, que está em Belém para conhecer a cidade e alinhar alguns detalhes para o evento", informou Helder.
Nesta quinta-feira (12), Jukka Kantola visitou as dependências do grupo RBA. Ele foi recebido pelo coordenador Sênior do Diário Online, Ronald Sales. “É com entusiasmo que recebemos a visita do Jukka Kantola nas redações do GRUPO RBA. Assim como a ideia central do Fórum que é destacar que a região é fundamental à bioeconomia circular global, há o ineditismo do evento ser realizado pela primeira vez em um país tropical, e mais importante ainda é ser na região amazônica”.
Ronald ainda completou dizendo: “nossa missão como imprensa também é colaborar e ser relevante na bioeconomia. Mesmo que estes desafios sejam globais."
O lançamento do Fórum Mundial de Bioeconomia aconteceu simultaneamente na capital paraense e na Finlândia, em março deste ano, no Parque Estadual do Utinga, com a presença do governador Helder Barbalho; do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida; e do pesquisador da Universidade Federal do Pará, Hervé Rogez.
BIOECONOMIA
No caso do Pará, a estratégia passa por dar um novo significado à relação entre homem e meio ambiente na Amazônia. Especialmente no que diz respeito à produção rural. O Governo do Pará trabalha na chamada Estratégia Estadual de Bioeconomia, acreditando que movimentar a economia a partir do capital natural presente na floresta é possivelmente a última oportunidade que a Amazônia tem para produzir desenvolvimento justo e vocacionado.
O WCBEF é o maior evento sobre Bioeconomia do planeta e terá a participação de palestrantes do mundo todo. O evento na região amazônica reforça a importância e o potencial desse segmento para o Brasil. A proposta do evento é discutir a construção de um futuro sustentável e inclusivo por meio do desenvolvimento da bioeconomia ajustada às realidades amazônicas.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site. www.wcbef.com.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar