O maior programa de mobilidade já realizado na Região Metropolitana de Belém (RMB) é executado pelo Governo do Pará. A população de cerca de 2,5 milhões de moradores da capital, Ananindeua e Marituba será beneficiada com seis novos viadutos, além do BRT Metropolitano, favorecendo os transportes coletivo e particular.
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Além do viaduto em construção no cruzamento da rua Ananin com a rodovia BR-316, na altura do km 7, integrante do BRT Metropolitano, outros cinco devem ser erguidos em vias com fluxo intenso, por meio de investimento na ordem de R$ 150 milhões do tesouro estadual, considerando projeto, desapropriações e todas as interferências com as obras.
Com elaboração pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), as propostas seguem sob a condução do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) para a abertura dos editais de licitação. Após a contratação das empresas responsáveis, o prazo de conclusão das obras é de 12 a 14 meses.
“Os dois viadutos têm importância para o sistema BRT, permitindo maior fluidez no sistema ao longo da BR, reduzindo as interferências de tráfego externo no sistema. Por terem um sombreamento com a BR, que será o grande corredor do transporte coletivo com o BRT, eles gerarão maior eficiência. Tudo isso demonstra uma preocupação do Estado, proporcionando que as pessoas que transitam com transporte coletivo, bem como as do transporte particular, que desfrutem de maior mobilidade”, expôs o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro, destacando que o benefício alcançará pessoas de outros municípios e estados que acessam a região por meio da rodovia.
A localização dos outros três viadutos aponta vias de escala metropolitana nas avenidas Independência, Mário Covas e João Paulo II, que possuem grande fluxo de transporte de pessoas e cargas diariamente. O investimento visa não somente solucionar gargalos atuais, bem como garantir infraestrutura que dê conta das demandas futuras resultantes das ações de desenvolvimento econômico no estado.
“A programação é que as obras ocorram simultaneamente, observando que áreas mais densas exigem maior complexidade de execução. Importante frisar que a população dos três municípios gira em torno de 2,5 milhões de habitantes que serão beneficiados, além das que moram em outros locais que acessam a região metropolitana”, acrescentou Eduardo Ribeiro.
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