Mesmo com a confirmação de que o edital do concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) será publicado no próximo dia 19 deste mês, quem pretende participar do certame já pode ir se programando sobre todos os procedimentos que serão adotados na seleção. Ontem foi publicada a portaria normativa 9 de 2021, do diretor geral da corporação, Eduardo Aggio, que institui o regulamento do concurso. Diante disso, no próximo dia 19, com a liberação do edital oficial, deverá ser ratificado o cronograma e taxas, bem como procedimentos das inscrições, que serão iniciadas em 25 de janeiro. A aplicação das provas objetivas está marcada para 28 de março. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
Saiu o edital do Banco da Amazônia: veja todos os detalhes do concurso aqui!
Ao todo serão oferecidas 1.500 vagas de policial rodoviário, para preenchimento imediato. Além disso, mais 500 deverão ser preenchidas no início de 2022, por meio de convocação de remanescentes, no sentido de completar as duas mil oportunidades anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro.
EXIGÊNCIAS
Para concorrer ao cargo é necessário possuir nível superior em qualquer área, além de carteira de habilitação a partir da categoria “B”. A remuneração inicial é de R$ 10.357,88, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.
Assim que iniciadas, as inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, que será o Cebraspe. O valor da taxa será divulgado com a publicação do edital.
Segundo Aggio, o resultado da primeira fase será divulgado no dia 2 de agosto, com convocação para início do curso de formação nos dias 3 e 4 de agosto.
Além disso, as 500 vagas remanescentes já contam com previsão para ingresso no curso de formação. Após o término da primeira turma do curso de formação, em 17 de dezembro, o curso de formação para os próximos 500 terá início em janeiro de 2022. Hott adianta que o cronograma do concurso da PRF será diferente do concurso da Polícia Federal, o que permitirá que os interessados participem dos dois certames.
O concurso da PRF já conta com disciplinas definidas para a prova objetiva. De acordo com a diretora de gestão de pessoas da corporação, Silvia Borges, a parte objetiva terá 120 questões, distribuídas por três blocos. A aplicação das provas ocorrerá em todas as capitais e há, ainda, a possibilidade de inclusão de outras cidades, de acordo com a quantidade de inscritos.
O primeiro contará com 55 questões, versando sobre língua portuguesa, raciocínio lógico e matemático, informática, física, cidadania, geopolítica e língua estrangeira, com opções em inglês ou espanhol. O segundo terá 30 questões de legislação de trânsito e, por fim, o terceiro bloco terá 35 sobre direito, incluindo temas de direito administrativo, constitucional, penal, processual penal, legislação especial e recursos humanos. Na parte de legislação de trânsito, adiantam que será cobrada a lei 14.071 de 2020.
Cerimônia
A nomeação e posse dos servidores está para ocorrer em dezembro deste ano.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar