plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CERIMÔNIA

Edmilson Rodrigues é diplomado prefeito de Belém

Edmilson reafirmou as prioridades para o início do terceiro mandato no Executivo Municipal: o combate à fome, à Covid-19 e às enchentes

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Edmilson Rodrigues é diplomado prefeito de Belém camera Edmilson recebeu o diploma durante solenidade virtual realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral | Mácio Ferreira

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) tem condições de logística e de pessoal para colocar em prática o programa de imunização contra a Covid-19 da população sem a necessidade de gastos extras ou novas contratações, independente da iniciativa ser do Governo Federal ou do Governo Estadual. Quem afirma isso é o prefeito eleito e agora diplomado, Edmilson Rodrigues (PSOL), que durante a cerimônia de diplomação dos vencedores das Eleições Municipais 2020, realizada virtualmente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado do Pará na manhã de ontem (18). Ele afirmou estar tratando com o governador Helder Barbalho (MDB) sobre uma “ação emergencial” conjunta para segurar ou minimizar os efeitos de uma segunda onda de contaminação do novo Coronavírus na capital paraense.

TRANSMISSÃO

Da sede do TRE, participaram da transmissão o presidente do colegiado, desembargador Roberto Gonçalves de Moura; o presidente da 98ª Junta Eleitoral, juiz João Lourenço Maia da Silva, responsável pela expedição dos diplomas, que puderam ser diretamente impressos pelos eleitos via sistema online do Tribunal; o procurador regional eleitoral, Felipe Moura Palha; e outras autoridades. Edmilson se juntou à sessão diretamente da sede de seu comitê de campanha, enquanto que o vereador mais votado e reeleito, Zeca Pirão (MDB), acompanhou de seu gabinete na Câmara Municipal de Belém (CMB). O vice-prefeito eleito, Edilson Moura (PT), e os demais 34 vereadores também foram diplomados durante a cerimônia. “Reconheço a função de cada um nessa complexa engrenagem de eleição como fundamental para o êxito dos pleitos de 15 e 29 de novembro. Sem esse conjunto de pessoas não teríamos como diplomar os vencedores”, declarou o presidente do Poder Eleitoral.

SAÚDE

Antes de Edmilson, Zeca Pirão, por ter tido o maior número de votos, quase onze mil, foi convidado pela mesa de honra a falar. Ele agradeceu ao governador, prefeito eleito e demais colegas de Câmara e reforçou que é preciso trabalhar para melhorar a vida dos belenenses.

“Por isso eu peço pela criação de um centro de diagnóstico, se possível, acompanhado por um hospital, o mais rápido possível. De repente até com a ajuda do governador, que é sensível à saúde, e que teve a coragem de agir para que não houvesse mais mortes pela Covid-19. Prefeito, então lhe peço de coração, a saúde está em primeiro lugar e não pode esperar”, reforçou o vereador.

Ação emergencial contra Covid-19 pode ocorrer em janeiro

Edmilson também cumprimentou e prestou homenagens aos presentes à sessão e aos (re)eleitos, novamente falou que estará à frente de um “mandato em nome da vontade popular” e confirmou que seu primeiro ato em 1º de janeiro será a criação do programa de renda mínima “Bora Belém”. O futuro prefeito enalteceu a união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a democracia.

Sobre a solicitação de Pirão, o psolista anunciou que acolhe a proposta, e que tem conversado com Helder Barbalho sobre as prioridades da gestão à frente da prefeitura de Belém. “Meu primeiro ato será o ‘Bora Belém’. Podemos não conseguir resolver o problema da fome mas eu creio que todos os que representam a soberania popular devem de fato dedicar todos os esforços para reduzir as desigualdades. A pobreza não tira necessariamente a dignidade das pessoas; mas a miséria tira e é exatamente o combate à fome e o combate à miséria extrema o nosso foco”, justificou.

COVID-19

Ele anunciou estar em conversa com o governador do Estado também sobre “uma ação emergencial em janeiro” para o combate à alta de contaminações pela Covid-19. Por telefone, Edmilson detalhou ao DIÁRIO que, nessa fala, se referia à possibilidade de viabilizar a execução do plano de vacinação, já que é de responsabilidade da Prefeitura colocar em prática as ações da Atenção Básica e de Imunização. “O Estado tem estrutura razoável para um plano de compra de seringas, agulhas, e mesmo de vacinas, e a PMB, por conta da municipalização da saúde, que gerencia até mesmo o Programa Saúde da Família, hoje tem no seu quadro funcional todas as condições, seja em dias seguidos, seja em finais de semana, para a operação de imunização”, informou o prefeito diplomado. Edmilson deve também tratar com Helder sobre a demanda exposta por Zeca Pirão.

ALAGAMENTOS

Por fim, falou também em uma operação envolvendo todas as bacias hidrográficas nos pontos críticos, para que o inverno amazônico não seja sinônimo de pessoas sofrendo com alagamentos, perdendo móveis e adoecendo. “Vamos ter que enfrentar isso emergencialmente, criando uma brigada e garantindo oportunidade de trabalho temporário às pessoas que estão desempregadas, e que são exatamente as vítimas das enchentes e alagamentos nas baixadas de Belém”, concluiu Rodrigues.

DIPLOMADOS PARA O QUADRIÊNIO 2021-2024

Edmilson Brito Rodrigues (PSOL) - Prefeito de Belém

Edilson Moura da Silva (PT) - Vice-prefeito de Belém.

VEREADORES QUE OCUPARÃO AS 35 CADEIRAS DA CMB

José Wilson Costa Araújo - Zeca Pirão (MDB)

Washington Costa de Albuquerque - Nenem Albuquerque (MDB)

Glebson Cavalcante da Silva - Juá Belém (Republicanos)

Túlio Dias das Neves - Túlio Neves (PROS)

Viviane da Costa Reis - Vivi (PSOL)

* É suplente de Edmilson Rodrigues na Câmara Federal, e deixa o cargo para substituí-lo em Brasília (DF). Em seu lugar, entra Nazaré Lima, do mesmo partido.

João Paulo Albuquerque Coelho - João Coelho (PTB)

John Wayne Holanda Parente - John Wayne (MDB)

Pablo Raffaello Raymond da Silva Farah - Pablo Farah (PL)

Cleoson Souza da Silva - Bieco (PL)

José Augusto Pereira dos Santos - Augusto Santos (Republicanos)

Damião Vinícius da Silva Ribeiro - Goleiro Vinícius (Republicanos)

Moacir Iran Nascimento Moraes Filho - Moa Moraes (PSDB)

Mauro Cristiano Freitas - Mauro Freitas (PSDB)

Blenda Cecília Alves Quaresma - Blenda Quaresma (MDB)

José Luiz Pantoja Moraes - Zeca do Barreiro (Avante)

Lívia Duarte Puty - Lívia Duarte (PSOL)

Igor Guapindaia de Andrade - Igor Andrade (Solidariedade)

Fabricio Pereira da Gama - Fabricio Gama (DEM)

Beatriz Caminha dos Santos - Bia Caminha (PT)

Renan Centeno Normando - Renan Normando (Podemos)

Luís Antônio da Costa Pinheiro Junior - Lulu das Comunidades (PTC)

Jose Maria de Sousa Dinelly - Dinelly (PSC)

Fabio Jorge Carvalho de Souza - Fabio Souza (PSB)

Gleisson Oliveira da Silva - Gleisson (PSB)

Fernando Antonio Martins Carneiro - Fernando Carneiro (PSOL)

Ronison Rogerio Sozinho Paraguaçu - Roni Gas (PROS)

Matheus dos Santos Cavalcante - Matheus Cavalcante (Cidadania)

José Emerson Campos Sampaio - Emerson Sampaio (PP)

Maria das Neves Oliveira da Silva - Dona Neves (PSD)

Amaury de Sousa Filho - Amaury da APPD (PT)

Altair de Lima Brandão - Altair Brandão (PC do B)

Salete Ferreira Souza - Pastora Salete (Patriota)

Allan Thiago de Souza Correa - Allan Pombo (PDT)

Miguel de Jesus Pantoja Rodrigues - Miguel Rodrigues (Podemos)

Josias da Silva Higino - Josias Higino (Patriota)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias