Para evitar que o lixo seja descartado de forma irregular, a instalação de lixeiras é fundamental. Apesar disso, Belém sofre com a falta delas em diversos pontos da cidade e as que existem se encontram danificadas, seja por vandalismo, seja pela ação do tempo pela falta da devida manutenção, contribuindo assim para mais locais na capital com lixos descartados de maneira inadequada.
Basta uma rápida caminhada em locais centrais da cidade para identificar estes problemas. Na praça Batista Campos, por exemplo, é possível encontrar algumas lixeiras quebradas, com o lixo sendo descartado ao lado, no chão, por quem frequenta o espaço que é um dos pontos turísticos da capital. “Infelizmente as pessoas não têm consciência de carregar o lixo até em casa. O poder público devia colocar mais lixeiras na cidade, acredito que quando fizer isso, a quantidade de sujeira vai diminuir bastante”, declarou a vendedora Suelen Teixeira.
Ela também afirmou que é preciso ter mais lixeiras nas próprias ruas da cidade o que, segundo ela, ainda é raro de se encontrar. “Eu já andei por vários quarteirões sem achar nenhuma lixeira. Como que manter a cidade limpa sem lugares para jogar o lixo de forma normal? ” questiona.
Leia mais:
Orla de Icoaraci sofre com abandono e falta de manutenção da Prefeitura
Patrimônio histórico de Belém vive entre o encantamento e o abandono
QUEBRADAS
Antigamente considerada um dos principais espaços de atividades culturais da capital, a praça Waldemar Henrique também sofre com os diversos pontos de lixos espalhados pelo chão, já que grande parte das lixeiras estão quebradas. Como se isso não bastasse, vários espaços da praça estão deteriorados, sujos e pichados, cenário que piora com o lixo jogado de qualquer forma.
Passando rapidamente pelo local após descer de um ônibus, Carlos Neto seguia em direção ao trabalho e afirma que raramente é feita uma limpeza no logradouro. “É muito difícil alguém fazer uma limpeza aqui. Infelizmente algo só é feito depois de muita reclamação, mas não demora volta a ficar avacalhado. Um espaço que recebe muita gente, é parada de ônibus, não pode ficar assim”, declarou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar