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EFEITO CORONAVÍRUS

Instituições investem em tecnologia para a realização de aulas e diferentes metodologias de ensino

A suspensão das aulas presenciais para diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus fez com que escolas e universidades buscassem novas estratégias para manter as atividades de ensino junto aos alunos. Para algumas instituições utilizar tais t

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Imagem ilustrativa da notícia Instituições investem em tecnologia para a realização de aulas e diferentes metodologias de ensino camera Tecnologia está cada vez mais presente na educação. | Agência Brasil

A suspensão das aulas presenciais para diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus fez com que escolas e universidades buscassem novas estratégias para manter as atividades de ensino junto aos alunos. Para algumas instituições utilizar tais tecnologias foi um desafio novo, um aprendizado. Outras já vinham fazendo uso de plataformas digitais para o repasse complementar de conteúdo. As aulas estão sendo ministradas no geral por meio de videoaulas, de formas on-line e com exercícios e simulados digitais. Conteúdo que pode ser acessado por meio do celular, tablet e do computador, de casa.

O setor educacional é o assunto que abordaremos nesta segunda reportagem da série Panorama Pará – Mercado em Foco, que tem o propósito de retratar como o mercado está se reinventando e quando inovar se tornou mais do que necessário para chegar até o público final.

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Reginaldo Martins, diretor do Sistema Educacional Acrópole, diz que a instituição já utiliza há três anos a plataforma ‘Geekie one’, uma tecnologia que trouxe de São Paulo (SP) para Belém como forma de ajudar nos estudos dos alunos, principalmente os que estão cursando o ensino médio e se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Reginaldo Martins, diretor do Sistema Educacional Acrópole.
📷 Reginaldo Martins, diretor do Sistema Educacional Acrópole. |Rayanne Bulhões/Ascom Unama

Por causa da suspensão das aulas presenciais, desde a segunda quinzena de março, o ‘Geekie one’ tem sido utilizado diariamente pelos alunos e pela escola como forma de manutenção das aulas e repasse de conteúdo das disciplinas. Cada aluno precisa cumprir no mínimo 4 horas, por dia, de estudos estando conectado (on-line) no sistema.

“Nesta plataforma os alunos têm acesso a videoaulas, resumos dos assuntos, exercícios. Também podem fazer simulados aos moldes do Enem e ainda interagir com os professores”, disse. “Desta forma os nossos alunos contam com a escola 24 horas por dia”.

Ele pontuou que há um bom tempo já se imaginava que novas tecnologias iriam ser criadas e poderiam ser ferramentas importantes para a educação. “Foi no final do século passado e início do século 21 que todos nós passamos a experimentar novas formas de comunicação, por meio de tecnologias que nos proporcionam uma interação mais rápida, encurtando distâncias”, ressaltou. “Tudo mudou, até consultas médicas se faz por teleconferência”, exemplificou Reginaldo, ao comentar que o sistema de ensino tem se apropriado de diversas tecnologias também. “Na (tecnologia) que a gente utiliza, o aluno responde ao caderno de exercícios e se ele errar alguma questão, a plataforma aponta onde ele errou e no que, na sequência, o próprio sistema direciona ele (o aluno) para uma sessão onde vai esclarecer as dúvidas relacionadas ao erro”, explicou.

MANUTENÇÃO

Já o professor Wagner Muniz, pró-reitor de ensino da Universidade da Amazônia (Unama), que mantém cursos on-line e Ensino a Distância (EAD), já anunciou que a instituição vai manter essa nova metodologia de ensino – baseada em tecnologias – em todas as esferas de aprendizado.

“A gente implantou uma plataforma da Microsoft na qual se ministra aula em tempo real. Os nossos alunos e professores estão interagindo em tempo real”, destacou.

A tecnologia adotada pela instituição permite ainda manter a frequência diária dos alunos, tanto dos cursos de graduação quanto os de pós-graduação, que estão tendo as aulas on-line neste período de isolamento social. “É importante ressaltar que a Unama foi uma das primeiras instituições a adotar o regime letivo remoto (aulas, cursos e palestras por meio de tecnologias)”, disse o pró-reitor.

Ele destacou ainda que a universidade tem alimentado as redes sociais (Instagram, em especial) com lives em que pesquisadores de várias áreas debatem temas importantes para a sociedade e também com conteúdo das aulas presenciais, o que garante um complemento das atividades repassadas diariamente pela plataforma on-line.

“Os professores irão continuar com lives, a plataforma digital será mantida após o período de pandemia”, afirmou. “Tudo o que estamos aprendendo, agora, será incorporado às nossas metodologias e isso vai começar já no semestre 2020.2 (o 2º semestre)”.

Para que o aprendizado seja mais eficaz

A psicopedagoga Natalia Dourado destaca que a utilização de tecnologias nas metodologias de ensino é uma realidade em Belém e pontuou que as instituições precisam organizar a implantação dessas novas plataformas. “Os alunos estão acostumados a ter a casa como um local de lazer e agora passam a ver a casa também como um lugar de aprendizado escolar”.

Natalia Dourado, psicopedagoga.
📷 Natalia Dourado, psicopedagoga. |Wagner Almeida

Natalia Dourado deu algumas orientações sobre como os pais, responsáveis e alunos podem otimizar ao máximo o tempo de estudo durante as aulas on-line, e também no estudo de modo geral para que o aprendizado seja mais eficaz. Confira!

Serviço

Estratégia pedagógica

- Professores devem criar mecanismos para atrair e manter a atenção dos alunos. É importante lembrar que algumas crianças apresentam dificuldades de aprendizado e precisam de uma atenção maior.

Tutor responsável

- Pais, mães e responsáveis devem auxiliar os filhos neste aprendizado.

Organizar a rotina

- Esta é a etapa principal. Os alunos precisam organizar horários das atividades do dia e manter uma rotina.

- Definir os horários de aulas e estudos, respeitando o intervalo

- Escolher um espaço ou ambiente que seja interessante para o aluno ficar estudando e que não tenha interferências ou meios que tirem a atenção dos estudos

- Separar, com antecedência, o material que irá usar durante as aulas. É o caso, por exemplo, se a criança tiver atividades de colagem, que se tenha cola, tesoura (cuidado com acidentes) e papel próximo

- Os pais devem procurar saber como era a rotina na sala de aula. Uma criança, por exemplo, que estava acostumada a cantar músicas educativas no início ou no final da aula pode precisar disso para manter a rotina

- Pais e mães devem estimular as crianças, parabenizar quando acertam a atividade

- Alunos dos ensinos fundamental e médio poderão escolher qual o melhor ambiente para assistir as aulas on-line.

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