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NEGÓCIO

Organização é fundamental para o sucesso do empreendimento

Observar as demandas que o próprio mercado exige e estruturar uma gestão centrada na organização e no planejamento podem ser boas maneiras de dar início a um negócio de sucesso. Quando se trata de garantir a sustentabilidade de um empreendimento é fundame

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Imagem ilustrativa da notícia Organização é fundamental para o sucesso do empreendimento camera Estoque depende muito do fluxo de cada empresa e do mercado no qual ela está inserida. | Divulgação

Observar as demandas que o próprio mercado exige e estruturar uma gestão centrada na organização e no planejamento podem ser boas maneiras de dar início a um negócio de sucesso. Quando se trata de garantir a sustentabilidade de um empreendimento é fundamental enxugar os custos e manter estoques concentrados no que verdadeiramente o mercado demanda maior saída. Nesta segunda matéria da série Raio X – Comércio Ativo, o DIÁRIO mostra como organização é fundamental para o sucesso do negócio.

Superintendente Regional PA III do Banco da Amazônia, que compreende as regiões Sul e Sudeste do Pará, Vanderlei José de Oliveira Santos aponta que a maneira como o empreendedor gerencia toda a parte operacional da empresa influência de forma considerável no resultado final conquistado. “Toda empresa foi criada para gerar rentabilidade, então, estoques altos, com itens que não têm muita movimentação, não são interessantes para o negócio”, observa. “É preciso, realmente, haver uma rotatividade para que se possa gerar uma receita melhor dentro do empreendimento”.

Vanderlei José de Oliveira.
📷 Vanderlei José de Oliveira. |Divulgação

No que se refere ao estoque, o superintendente destaca que o gerenciamento depende muito do fluxo de cada empresa e do mercado no qual ela está inserida. De qualquer modo, esse e outros cuidados com a gestão operacional do empreendimento costumam ser considerados pelo Banco da Amazônia no momento de avaliar a possibilidade de concessão de crédito.

“O empreendedor precisa focar no que realmente é o principal produto que ele tem, precisa manter uma boa estrutura porque tem uma demanda muito alta”, recomenda. “Se você tem um estoque que gira mais rápido, para a empresa, é melhor. Hoje, essa estrutura operacional tem que estar muito ligada a uma coisa enxuta para que possa gerar receita”.

A visão apurada sobre as necessidades do mercado e o zelo com a forma de gestão do negócio foi justamente o que levou a Impressões Mais a uma condição de destaque no mercado gráfico no município de Marabá. Antes que decidissem abrir o negócio, o sócio proprietário da Impressões Mais, Fernando Ferreira Júnior, conta que foi necessário observar quais eram as demandas da região naquele segmento.

MERCADO

“Como já havíamos trabalhado nessa área antes, decidimos buscar um mercado fora de Minas Gerais, onde vivíamos, para trabalhar em um segmento que já tínhamos conhecimento”, lembra Fernando. “Em Marabá, visitamos algumas empresas e possíveis clientes e percebemos algumas carências do mercado, além de algumas novidades do segmento que ainda não tinham aqui”.

Fernando Ferreira Júnior apostou nas necessidades do mercado para abrir um empreendimento na área gráfica em Marabá.
📷 Fernando Ferreira Júnior apostou nas necessidades do mercado para abrir um empreendimento na área gráfica em Marabá. |Divulgação

Ainda no ano de 2011, Fernando e o sócio iniciaram a Impressões Mais em uma sala alugada, onde eles trabalhavam e também moravam. Os primeiros clientes a serem abordados foram as pequenas empresas, até para que pudessem organizar a logística de acordo com suas possibilidades. Com o feedback recebido dos clientes, a empresa chegou a ser transferida para um espaço maior, porém, o divisor de águas na história da empresa se deu depois que os empreendedores conseguiram organizar o negócio e buscar uma importante parceria com o Banco da Amazônia.

“Quando conseguimos separar a nossa residência da empresa, demos um grande passo e a marca começou a se consolidar. Já tínhamos equipamentos de médio porte e começamos a atender clientes maiores”, conta Fernando. “Foi quando entrou o Banco da Amazônia como um dos grandes parceiros, acreditando na nossa visão de empreendedorismo e possibilitando que adquiríssemos equipamentos que, na ocasião, eram os mais modernos da cidade, alguns exclusivos”.

Com o foco sempre voltado para o mercado, a empresa conseguiu diversificar suas impressões e, consequentemente, garantir uma maior rotatividade dos produtos e maior rendimento. “Após isso, além do material gráfico, temos equipamentos de corte a laser em que se consegue oferecer produtos como MDF ou acrílico cortado a laser. São peças personalizadas de acordo com a necessidade do cliente”, conta. “Hoje, a quantidade de produtos que a gente consegue oferecer na empresa é infinita”.

Gestão

- Medidas importantes para a garantia da sustentabilidade dos empreendimentos

- Enxugar os custos

- Reduzir estoques

- Eliminar produtos com pouca saída.

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