O Pix se consolidou como a principal forma de pagamento no comércio eletrônico, superando o cartão de crédito. A afirmação é da pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, que foi divulgada na última quinta-feira (31).
Este dado faz parte da pesquisa TIC Domicílios que, há 20 anos, traça um panorama da conectividade no Brasil. Nesta edição, o estudo mostrou que 85% das residências em áreas urbanas têm acesso à internet, um avanço significativo em relação aos 13% registrados em 2005.
Conteúdo relacionado:
- Entenda o que mudará no Pix a partir de 1º de novembro
- Taxas e impostos estaduais podem ser pagos com PIX no Pará
- Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira; entenda!
Pix é o queridinho dos brasileiros
Em relação ao Pix, 84% dos entrevistados afirmaram utilizar essa modalidade de pagamento nas compras digitais, enquanto 67% mencionaram o uso do cartão de crédito. É importante destacar que uma mesma pessoa pode utilizar diferentes formas de pagamento para suas aquisições online.
Embora a pesquisa TIC Domicílios seja anual, a sondagem sobre o comportamento dos consumidores em relação ao e-commerce ocorre a cada dois anos. Comparando com 2022, a última edição que analisou o comércio eletrônico, houve um aumento de 18 pontos percentuais no uso do Pix.
As classes B (de 63% para 82%), C (de 68% para 86%) e D/E (de 60% para 78%) foram as que apresentaram os maiores crescimentos no uso do Pix. Em contrapartida, o pagamento por boletos bancários caiu quase pela metade, de 43% em 2022 para 24% em 2024, uma redução de 19 pontos percentuais.
Cresce venda online de roupas e calçados
O estudo também destacou que o segmento de roupas, calçados e material esportivo teve o maior crescimento nas compras online, passando de 64% em 2022 para 71% agora. Os cosméticos e itens de higiene pessoal também mostraram aumento, representando 41% das compras, em comparação aos 34% do ano anterior.
Quer mais notícias sobre o Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Outro dado relevante foi o aumento no pagamento por serviços de streaming de música, que subiu de 13% em 2022 para 19% neste ano.
Os aplicativos de lojas para celular foram utilizados por 65% dos consumidores que realizaram compras online, enquanto 22% optaram por realizar suas aquisições através de redes sociais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar