O presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos está pronto para intervir no Irã, onde milhares de pessoas protestam contra o governo neste fim de semana. Segundo ele, os Estados Unidos podem agir caso o regime iraniano continue a reprimir os manifestantes.
“O Irã está em busca de liberdade, talvez como nunca antes. Os EUA estão prontos para ajudar”, escreveu Trump no próprio perfil dele na rede social, reforçando a disposição norte-americana diante da crise.
Conteúdos relacionados:
- Polícia encontra centenas de ossadas em porão de homem
- Imprensa internacional repercute acordo entre Mercosul e União Europeia
- Trump fala em ataques terrestres contra cartéis mexicanos
Trump ressaltou que a ação dos Estados Unidos seria motivada principalmente pela proteção aos cidadãos, caso haja mortes entre os manifestantes. Até o momento, mais de 50 pessoas perderam a vida durante os confrontos com as forças de segurança, de acordo com informações divulgadas por agências internacionais.
O governo iraniano intensificou as medidas de repressão, e o país enfrenta desde desta sexta-feira (09) um apagão na internet, que também afetou chamadas telefônicas. Além disso, voos com destino ao Irã foram cancelados, aumentando o isolamento do país.
Os protestos tiveram inicio no dia 28 de dezembro de 2025, motivados pelo aumento da inflação, mas rapidamente ganharam caráter político. Atualmente, os manifestantes pedem a queda do governo, ampliando o alcance das reivindicações iniciais.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Em resposta aos atos, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, declarou que os protestos são conduzidos por “vândalos” que estariam agindo em nome de Donald Trump, associando as manifestações a uma interferência externa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar