plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EUA X VENEZUELA

Suprema Corte nomeia Delcy Rodríguez presidente interina da Venezuela

Suprema Corte da Venezuela nomeia Delcy Rodríguez como presidente interina após detenção de Maduro. Crise política se intensifica com intervenção dos EUA.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Suprema Corte nomeia Delcy Rodríguez presidente interina da Venezuela camera Delcy Rodriguez assumiu o cargo após prisão de Nicolás Maduro, feita pelos EUA | Divulgação/Vice-presidência da Venezuela

Em meio à escalada da crise política e institucional na Venezuela, a Suprema Corte do país determinou neste sábado (3) a substituição temporária do comando do Executivo. A decisão ocorre após a confirmação da detenção do presidente Nicolás Maduro durante uma operação atribuída às forças dos Estados Unidos.

A Câmara Constitucional da Suprema Corte ordenou que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma o cargo de presidente interina da República Bolivariana da Venezuela. Segundo o tribunal, a medida tem como objetivo garantir a continuidade administrativa do Estado e a defesa integral da Nação diante da ausência do chefe do Executivo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

No despacho judicial, os magistrados afirmam que Rodríguez deverá exercer a Presidência enquanto o tribunal debate o enquadramento jurídico adequado para assegurar a governabilidade, a administração pública e a preservação da soberania nacional frente ao que classificam como uma “ausência forçada” do presidente.

A decisão foi anunciada poucas horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar que o governo americano passará a administrar a Venezuela após a captura de Maduro. Em resposta, Delcy Rodríguez reiterou que Nicolás Maduro continua sendo o único presidente legítimo do país.

Em pronunciamento transmitido pela televisão estatal de Caracas, a agora presidente interina pediu calma e união à população e às instituições. Rodríguez classificou a detenção de Maduro como um “sequestro” e afirmou que a Venezuela não aceitará interferências externas.

“A Venezuela jamais será colônia de qualquer nação”, declarou, ao convocar a sociedade a defender a soberania nacional em meio ao agravamento da crise.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias