A comunidade internacional amanheceu com notícias preocupantes e com uma grande tensão nas américas com inúmeros países repudiando ações que podem levar a conflitos acirrados.
O governo da China condenou neste sábado (3) a ação militar dos Estados Unidos na Venezuela que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro. Em nota publicada na rede social X e traduzida pela Embaixada da China no Brasil, Pequim classificou o ataque como uma grave violação do direito internacional e da soberania venezuelana.
Segundo o comunicado, a China afirmou estar “profundamente consternada” com o uso da força por parte dos Estados Unidos contra um Estado soberano e seu chefe de governo. Para o governo chinês, a operação representa um ato hegemônico que ameaça a paz e a estabilidade na América Latina e no Caribe.
“A China se opõe firmemente e conclama os EUA a respeitarem o direito internacional e a Carta da ONU, e a cessarem a violação da soberania e da segurança de outros países”, diz o texto.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país irá administrar interinamente a Venezuela até que seja possível realizar uma transição de governo “com segurança”. A declaração foi feita durante entrevista coletiva em Palm Beach, na Flórida.
Trump, no entanto, não detalhou como essa administração provisória será conduzida, quem ficará responsável pelo comando do país nem por quanto tempo a medida deve durar.
Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
De acordo com informações divulgadas pelas autoridades americanas, Nicolás Maduro e a primeira-dama da Venezuela, Cilia Flores, foram capturados pelo Exército dos Estados Unidos na madrugada deste sábado, durante a operação realizada em território venezuelano.
Veja a nota da China:
A China está profundamente consternada e condena com veemência o uso flagrante da força pelos EUA contra um Estado soberano e seu presidente.
— Embaixada da China no Brasil (@EmbaixadaChina) January 3, 2026
Tais atos hegemônicos violam gravemente o direito internacional e a soberania da Venezuela, ameaçando a paz na América Latina e no… https://t.co/6BoRT4F8c3
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar