plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
INTERVENÇÃO DIPLOMÁTICA

Brasileiros detidos em flotilha humanitária são libertados por Israel

Após negociações conduzidas pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv, os ativistas deixaram Israel e seguiram para a Jordânia; grupo integrava missão internacional que levava ajuda a Gaza.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Brasileiros detidos em flotilha humanitária são libertados por Israel camera Ativistas brasileiros da flotilha Global Sumud foram recebidos por diplomatas após deixarem Israel rumo à Jordânia, em operação coordenada pelo Itamaraty. | Reprodução/Instagram @gmtgbrasil

Em meio a uma escalada de tensões no Oriente Médio, um gesto diplomático trouxe alívio a famílias brasileiras. Os cidadãos do Brasil que haviam sido detidos por Israel durante a interceptação da flotilha Global Sumud foram libertados nesta terça-feira (7) e seguiram para a Jordânia, segundo confirmou o Ministério das Relações Exteriores. A operação de repatriação foi coordenada pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv, que conduziu as negociações diretamente com as autoridades israelenses.

De acordo com o Itamaraty, diplomatas brasileiros acompanharam de perto todo o processo de transferência dos ativistas, que deixaram Israel em um veículo providenciado pela Embaixada do Brasil em Amã, capital jordaniana. A libertação marca o fim de dias de incerteza para o grupo, que fazia parte de uma missão humanitária internacional com destino à Faixa de Gaza.

CONTEÚDO RELACIONADO

A flotilha Global Sumud, composta por mais de 40 embarcações e cerca de 420 ativistas de várias nacionalidades, foi interceptada por forças navais israelenses em águas internacionais. O grupo afirmava ter caráter pacífico e buscava entregar ajuda humanitária à população palestina de Gaza, alvo de um rígido bloqueio imposto por Israel nos acessos marítimo, terrestre e aéreo.

Quer mais notícias internacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

Entre os detidos estava a deputada federal brasileira Luizianne Lins (PT-CE), que viajava ao lado de outros ativistas. A interceptação e as detenções geraram críticas internacionais e levaram o governo Lula a formalizar uma denúncia contra Israel no Conselho de Direitos Humanos da ONU, na última sexta-feira (3).

GRETA E OUTROS ATIVISTAS

Greta Thunberg e outros ativistas da flotilha Global Sumud foram deportados de Israel após tentativa de levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
📷 Greta Thunberg e outros ativistas da flotilha Global Sumud foram deportados de Israel após tentativa de levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. |Divulgação/Ministério de Relações Exteriores de Israel

Enquanto os brasileiros foram libertados, outros integrantes da flotilha tiveram destinos distintos. A ativista Greta Thunberg e cerca de 170 estrangeiros foram deportados na segunda-feira (6), segundo o governo israelense. Os ativistas foram enviados em voos para a Grécia e a Eslováquia, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores de Israel.

Durante o período de detenção, surgiram relatos de supostos maus-tratos. Dois ativistas que chegaram à Turquia afirmaram à agência Reuters que Greta teria sido empurrada e forçada a se enrolar em uma bandeira israelense. As acusações, no entanto, foram negadas pelas autoridades israelenses, que classificaram os integrantes da flotilha como "provocadores".

LINHA DURA ISRAELENSE

O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tem mantido uma linha dura em relação a qualquer tentativa de romper o bloqueio sobre Gaza. Todos os barcos que se dirigiam ao território palestino foram interceptados e seus ocupantes deportados. A operação militar, porém, reacendeu o debate internacional sobre o bloqueio e sobre a criminalização de missões humanitárias em zonas de conflito.

A libertação dos brasileiros representa, ao mesmo tempo, um resultado diplomático positivo para o Brasil e um lembrete das tensões que envolvem a atuação de civis e organizações internacionais na crise humanitária da região.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias