plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA DE SAÚDE

Trump reaparece com mão maquiada após diagnóstico de doença

Presidente dos EUA foi visto tentando esconder hematoma semanas após ser diagnosticado com insuficiência venosa crônica

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Trump reaparece com mão maquiada após diagnóstico de doença camera Trump tenta esconder o dorso da mão direita durante evento na Casa Branca, semanas após diagnóstico de insuficiência venosa crônica. | Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a chamar atenção por um detalhe que já havia gerado especulações antes: a mão direita maquiada. Durante um evento oficial na Casa Branca nesta última sexta-feira (22), Trump recebeu o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e evitou exibir o dorso da mão, justamente onde foram vistas, semanas atrás, marcas escuras semelhantes a hematomas. A maquiagem reaparece um mês após o republicano ter sido diagnosticado com insuficiência venosa crônica.

A situação levantou rumores sobre o estado de saúde do presidente, especialmente após a divulgação de imagens que mostravam manchas arroxeadas na pele dele. No entanto, segundo a Casa Branca, as lesões não estão relacionadas à doença vascular. De acordo com a secretária de imprensa Karoline Leavitt, o hematoma seria “consistente com uma pequena irritação dos tecidos moles causada por apertos de mão frequentes e pelo uso de aspirina, que é tomada como parte de um regime padrão de prevenção cardiovascular”.

Apesar dos esforços para disfarçar os sinais visíveis da condição, a tentativa de esconder o hematoma com maquiagem apenas reforçou o alerta sobre a saúde de Trump. A Casa Branca insiste que o presidente está bem e que a situação está sendo acompanhada de perto, sem riscos iminentes.

Conteúdos relacionados:

Diagnóstico ocorreu após inchaço nas pernas

O diagnóstico de insuficiência venosa crônica foi feito em meados de julho deste ano (2025), após Trump procurar atendimento médico devido a um quadro de inchaço nas pernas. A condição, conforme relatado pela equipe médica oficial, é benigna e não apresentou indícios de trombose venosa profunda, uma complicação mais grave que pode causar obstruções nos vasos sanguíneos.

Mesmo sendo considerada comum e tratável, a insuficiência venosa é uma doença progressiva que pode causar diversos sintomas e, em casos avançados, complicações severas. Entre os sinais iniciais estão cansaço nas pernas, dor, inchaço e veias dilatadas. Com o tempo, o quadro pode evoluir para alterações na pele e até o surgimento de úlceras venosas, feridas que aparecem, geralmente, na parte inferior das pernas, especialmente próximo aos tornozelos.

O que é insuficiência venosa crônica?

A insuficiência venosa crônica ocorre quando as veias das pernas têm dificuldades para bombear o sangue de volta ao coração. Esse problema costuma ser resultado de veias dilatadas ou de válvulas venosas danificadas, o que causa refluxo sanguíneo, acúmulo de sangue nas pernas e aumento da pressão dentro dos vasos. Esse processo pode provocar desde incômodos leves até sintomas mais graves, como retenção de líquido, endurecimento da pele e infecções locais.

Segundo especialistas, a principal causa da doença é genética, mas há diversos fatores de risco que aumentam as chances de desenvolvê-la, como: envelhecimento, sobrepeso, gestações, histórico familiar, longos períodos em pé ou sentado e, em alguns casos, trombose venosa profunda pregressa. Varizes são um dos principais indicativos da condição.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Embora não tenha cura, a insuficiência venosa crônica pode ser controlada com tratamentos variados, dependendo do grau da doença. Exercícios físicos podem ajudar a melhorar os sintomas e, em alguns casos, meias elásticas de compressão auxiliam quem tem inchaço.

O diagnóstico é feito por meio de avaliação médica e exames clínicos, sendo a ultrassonografia com doppler um dos principais recursos para verificar se o inchaço nas pernas não está relacionado a trombose venosa profunda. Em casos mais avançados, pode ser necessário recorrer a cirurgias para retirada das veias comprometidas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias