
Cinco esquiadores foram encontrados mortos neste domingo (25) nas proximidades da montanha Rimpfischhorn, nos Alpes suíços, perto do luxuoso resort de esqui de Zermatt. A informação foi confirmada pelo Ministério Público do cantão de Valais, que também anunciou a abertura de uma investigação para apurar as causas do acidente.
Os corpos foram localizados após uma operação de busca iniciada no sábado, quando um grupo que passava pela região a cerca de 4 mil metros de altitude avistou esquis abandonados e alertou os serviços de emergência.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Bombardeio de Israel mata 9 filhos de casal de médicos em Gaza
- Vídeo mostra reação da esposa do CEO da OceanGate à implosão
- Torre histórica da China desaba um ano após reforma milionária; veja o vídeo
Equipes de resgate aéreo e terrestre, com apoio da empresa Air Zermatt, especializada em missões com helicópteros nos Alpes, encontraram três das vítimas sob os escombros de uma avalanche, a algumas centenas de metros do ponto onde os esquis haviam sido avistados. Os outros dois corpos foram localizados mais acima, nas imediações do glaciar Adler, já próximo à fronteira com a Itália. A montanha Rimpfischhorn tem 4.199 metros de altura.
As identidades das vítimas ainda não foram divulgadas. Segundo os promotores de Valais, as circunstâncias da tragédia estão sendo investigadas.
Quer saber mais de mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Mais uma morte causada por avalanche no fim de semana
Em outro incidente ocorrido no mesmo final de semana, um alpinista de 29 anos morreu após ser atingido por uma avalanche no Morgenhorn, no cantão de Berna. Outras duas pessoas que estavam com ele foram resgatadas com ferimentos leves e levadas ao hospital.
Atividades ao ar livre, como o esqui e o alpinismo, são bastante populares na Suíça, país de relevo montanhoso e condições climáticas desafiadoras, especialmente durante o inverno. Acidentes envolvendo avalanches são relativamente comuns.
De acordo com o Instituto Suíço para o Estudo da Neve e Avalanches, 15 pessoas morreram em avalanches no país durante a atual temporada de inverno, que vai de 1º de outubro de 2024 a 17 de maio de 2025.
Em março deste ano, seis esquiadores perderam a vida durante uma violenta tempestade na mesma região de Zermatt — entre as vítimas, cinco pertenciam à mesma família.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar