plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SEM ENERGIA

Ciberataque? Entenda o que causou apagão na Europa

Embora inicialmente se suspeitasse de um ataque cibernético, autoridades apontam um fenômeno atmosférico raro como causa da instabilidade no sistema elétrico

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ciberataque? Entenda o que causou apagão na Europa camera Apagão atingi países da Europa nesta segunda-feira (28). | Wiki Commons/Reprodução

Um apagão de grandes proporções atingiu parte do continente europeu na manhã desta segunda-feira (28), afetando áreas de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Marrocos. A situação provocou paralisações no transporte público, interrupções no fornecimento de energia, falhas em redes de telecomunicações, além de ter impactado em serviços essenciais das regiões.

A suspeita inicial foi de que o apagão teria sido causado por um ciberataque. Logo após o incidente, o Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha (Incibe) afirmou que estava verificando a hipótese de um ataque cibernético. Essa possibilidade também havia sido levantada pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial português, Manuel Castro Almeida, durante entrevista à emissora RTP 3.

Porém, a suposição logo foi descartada. A Rede Energéticas Nacionais (REN), responsável pela distribuição de energia em Portugal, informou que um fenômeno atmosférico raro na Espanha, produzido por variações extremas de temperatura no interior do país, foi o que havia causado o apagão.

Conteúdos relacionados:

“Devido a variações extremas de temperatura no interior de Espanha, verificaram-se oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kV), um fenômeno conhecido por vibração atmosférica induzida”, informou a REN em nota oficial. Ainda de acordo com a empresa, a rede elétrica do país pode levar até uma semana para ser restaurada completamente.

Em Portugal, a REN confirmou o corte de eletricidade em toda a Península Ibérica e afirmou que os planos para a restauração do fornecimento de energia já estavam ativos. "A REN está em contato permanente com entidades oficiais, nomeadamente a Autoridade Nacional de Proteção Civil. Ao mesmo tempo, as possíveis causas deste incidente estão sendo avaliadas", informou a companhia.

Caos generalizado na Europa

De acordo com estações de rádios espanholas, trechos do metrô de Madri foram evacuados e a circulação ferroviária em todo o país foi interrompida. Semáforos apagados provocaram congestionamentos no centro da cidade. A Direção-Geral de Trânsito da Espanha recomendou ainda que a população evitasse deslocamentos. Relatos publicados nas redes sociais mostraram passageiros caminhando sobre trilhos em Bilbau.

O hospital Doce de Octubre, na capital espanhola, também foi afetado diretamente e estava operando apenas com luzes de emergência. Funcionários relataram dificuldades para acessar sistemas internos e comunicação.

O apagão também impactou o torneio de tênis ATP Masters 1000 de Madri. Três partidas foram interrompidas por falta de energia. Segundo a organização, a queda ocorreu por volta das 12h30, horário local, com as quadras sendo evacuadas por segurança.

"Duas partidas de simples e uma de duplas no evento ATP Masters 1000 estavam em andamento quando a energia foi perdida às 12h34, horário local", disse a ATP em seu site oficial. "Estamos trabalhando para restaurar a normalidade o mais rápido possível", publicou a conta do Open de Madrid no X.

Em Portugal, a falha elétrica afetou semáforos em todo o país e levou ao fechamento do metrô em Lisboa e no Porto. Lojas e bancos interromperam o atendimento. A ANA, empresa responsável pelos aeroportos portugueses, informou que geradores de emergência foram acionados. As operações nos aeroportos de Lisboa, Faro e Porto continuaram, mas com restrições.

Na França, a operadora RTE confirmou breves interrupções no fornecimento de energia, mas garantiu que o serviço foi rapidamente restabelecido.

Os governos de Espanha e Portugal instalaram gabinetes de crise para coordenar as ações. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, reuniu-se com autoridades na sede da Rede Elétrica Nacional, enquanto em Lisboa, ministros se encontraram na residência oficial do chefe de governo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias