
Duas pesquisas divulgadas neste domingo (27) apontam queda na aprovação de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, nos primeiros 100 dias de seu novo mandato. Segundo levantamento do instituto Ipsos, em parceria com o Washington Post e a rede ABC News, Trump alcançou a pior avaliação para o período em 80 anos.
De acordo com o levantamento, 39% dos entrevistados disseram aprovar a gestão, enquanto 55% desaprovam e 5% não responderam. A pesquisa ouviu 2.464 adultos entre os dias 18 e 22 de abril de 2025, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Sobre a situação econômica do país, 73% dos entrevistados avaliaram que ela é ruim. Já 53% afirmaram que houve piora desde a posse de Trump, e 41% disseram que suas finanças pessoais também foram impactadas negativamente.
A pesquisa indicou ainda que 62% da população acredita que os preços estão subindo, e 71% apontaram as tarifas de importação recentemente implementadas como fator de pressão sobre a inflação. Durante a campanha presidencial, Trump havia prometido conter o aumento dos preços.
Conteúdo relacionado:
- Manifestantes marcham contra Trump nos EUA
- EUA recua e mantém tarifa para eletrônicos chineses
- Trump sinaliza para China por um acordo comecial
Apenas 31% dos entrevistados concordam com o argumento de que as medidas econômicas do governo fortalecerão a economia no longo prazo.
No campo dos direitos e liberdades, 55% afirmaram não confiar no compromisso da administração Trump em protegê-los. Outros 62% disseram que o governo não respeita o Estado de Direito, enquanto 56% avaliam que o presidente atuou além de seus limites constitucionais.
Outro levantamento reforça queda na aprovação
Também neste domingo, a CNN divulgou pesquisa feita pelo instituto SSRS Finds, que aponta aprovação de 41% da gestão Trump, o menor índice para um presidente recém-eleito em 100 dias desde a administração de Dwight Eisenhower (1953-1961). A desaprovação foi de 59%.
Foram entrevistados 1.678 eleitores entre 17 e 24 de abril, com margem de erro de 2,9 pontos percentuais.
A pesquisa mostrou que apenas 22% dos entrevistados afirmaram aprovar fortemente a forma como Trump conduz a presidência. Os índices de aprovação do presidente registraram quedas expressivas entre mulheres e hispano-americanos, com redução de 7 pontos percentuais em ambos os grupos.
Quer mais notícias internacionais? acesse o nosso canal no WhatsApp
Segundo o levantamento, há uma piora na percepção pública sobre o desempenho de Trump em temas econômicos e outros assuntos abordados desde o início do mandato. A confiança na capacidade do presidente de lidar com esses temas também apresenta tendência de queda.
Desde a adoção do novo plano tarifário, a avaliação positiva da política econômica diminuiu, em meio à instabilidade nos mercados financeiros.
A pesquisa indicou ainda que 45% dos americanos acreditam que Trump não tomou medidas efetivas para resolver problemas do país. Além disso, 51% afirmaram que ele não está cumprindo promessas feitas na campanha de 2024, e 57% disseram que suas ações colocaram os Estados Unidos em risco de forma desnecessária.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar