
Os fãs de astronomia e fenômenos naturais já estão com a madrugada da sexta-feira, 14 de março, marcada no calendário de 2025.
Segundo informe da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), o primeiro eclipse total do ano ocorre na noite do dia 13 para o dia 14 e será visível da região do Pacífico, além de diversas partes das Américas, da Europa Ocidental e da África Ocidental.
Leia também
- Aproximação entre Lua e Saturno pode ser vista no Pará
- Vídeo: veja como foi o "anel de fogo" no céu do Brasil
Conhecido como "Lua de Sangue" por conta dos tons avermelhados do satélite natural da Terra durante o evento, o eclipse é previsto para iniciar às às 3h25 da madrugada, pelo horário de Brasília. Ele ocorre por um alinhamento total entre a Terra, a Lua e o Sol.
A grande vantagem de um eclipse lunar, segundo especialistas, é a possibilidade de acompanhá-lo sem uso de equipamentos, sendo visível a olho nu. O fenômeno não ocorre desde setembro de 2024 e deve ser o único visível no Brasil neste ano, pois o próximo eclipse é previsto para 7 de setembro, mas visto somente na Oceania, Ásia, África e Europa.
Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar