Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos, fica localizada em uma região extremamente seca e desértica. Com mais de 2.2 milhões de habitantes. Está localizada ao longo da costa sul do golfo Pérsico na península Arábica na Ásia. O município muitas vezes é chamado de Cidade de Dubai para diferenciá-lo do emirado homônimo. A cidade é conhecida mundialmente pela sua economia extremamente desenvolvida e por seus enormes arranha-céus e largas avenidas.
Nesta terça-feira (16), choveu o equivalente a um ano em Dubai e imensas inundações repentinas foram desencadeadas, à medida que as ruas se transformavam em rios e a água corrente inundava casas e empresas.
Um vídeo chocante mostrou a pista do Aeroporto Internacional de Dubai – recentemente coroado o segundo aeroporto mais movimentado do mundo – submersa enquanto enormes aeronaves tentavam navegar pelas águas da enchente.
شاهد.. ارتفاع منسوب المياه بمطار #دبي#منخفض_الهدير pic.twitter.com/8gswSzbJKJ
— العربية الإمارات (@AlArabiyaUAE) April 16, 2024
— Charles Read (@chatwithcharles) April 16, 2024
VEJA TAMBÉM:
- Conheça Dubai, a metrópole erguida no deserto
- Sebrae designou grupo especial para a COP-28 em Dubai
- Equipe da RBA chega a Dubai para a cobertura da COP 28
Os grandes jatos pareciam barcos se movendo pelo aeroporto inundado enquanto a água espirrava em seu rastro e formando ondas nas áreas de águas profundas.
A interrupção das operações aeroportuárias continuou até quarta-feira (17), com estradas de acesso bloqueadas por inundações e várias companhias aéreas, incluindo a transportadora aérea Emirates, relatando atrasos nos voos.
A companhia aérea “low cost” Flydubai cancelou todos os voos até as 10h, horário local, da quarta-feira.
A Emirates está suspendendo o check-in para passageiros que partem de Dubai das 8h, horário local, de quarta-feira, até a meia-noite de quinta-feira (18), devido a “desafios operacionais causados pelo mau tempo e pelas condições das estradas”.
O Aeroporto Internacional de Dubai também aconselhou as pessoas a “NÃO virem ao aeroporto, a menos que seja absolutamente necessário” e disse que “os voos continuam atrasados e desviados”.
A companhia aérea disse que os passageiros que já estavam em trânsito continuarão a chegar, mas alertou que os clientes podem esperar atrasos nas partidas e chegadas.
Quase 100 milímetros de chuva caíram em apenas 12 horas na terça-feira, de acordo com observações meteorológicas no aeroporto – cerca do que Dubai costuma registrar em um ano inteiro, de acordo com dados das Nações Unidas.
A chuva caiu tão forte e tão rapidamente que alguns motoristas foram forçados a abandonar os seus veículos quando as águas das enchentes aumentaram e as estradas se transformaram em rios.
Um vídeo nas redes sociais mostrou água correndo por um grande shopping e inundando o andar térreo de casas.
Tal como o resto dos Emirados Árabes Unidos, Dubai tem um clima quente e seco. Como tal, as chuvas são pouco frequentes e em muitas áreas as infraestruturas, como a drenagem, são limitadas para lidar com eventos extremos.
Quando a chuva caiu na terça-feira, choveu realmente. Eventos de chuvas torrenciais como este se tornarão mais frequentes devido às mudanças climáticas provocadas pelo homem.
À medida que a atmosfera continua aquecendo, ela é capaz de absorver mais umidade como uma toalha e depois expulsá-la na forma de jatos mais extremos de chuvas torrenciais.
A chuva que inundou Dubai está associada a um sistema de tempestades maior que atravessa a Península Arábica e o Golfo de Omã. Esse mesmo sistema também está trazendo um clima excepcionalmente úmido para a vizinha Omã e o sudeste do Irã.
A chuva deve diminuir na região, mas ainda pode persistir na quarta-feira, antes que o tempo seco retorne.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar