plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PEGOU MAL

Líder da Colômbia é apelidado de "PetroBarbie" após vídeo

Presidente colombiano foi criticado após divulgação de um vídeo que fazia alusão ao filme "Barbie", que será lançado nesta semana.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Líder da Colômbia é apelidado de "PetroBarbie" após vídeo camera Gustavo Petro e sua vice, Fracia Márquez, protagonizaram vídeo institucional que gerou polêmica nas redes sociais; veja! | Reprodução

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e sua vice, Francia Márquez, são alvos de críticas e memes nesta segunda-feira (17) após a divulgação de um vídeo com trechos do filme da boneca Barbie para celebrar a Independência do país, em 20 de julho.

A publicação, feita na conta oficial do governo colombiano no TikTok, foi apagada após repercussão negativa. No vídeo, várias fotografias de Petro e Márquez aparecem intercaladas com imagens do longa, que estreia também no dia 20 de julho.

Veja também:

Saiba qual cidade teve onda de calor de até 56 graus

Toneladas de barbatanas de tubarão são apreendidas no Panamá

O vídeo começa mostrando os pés de Barbie. Ela tira o salto alto rosa e fica na ponta dos pés. Em seguida, Petro aparece de botas em áreas alagadas e lamacentas. "Neste dia 20 de julho, o Governo da Mudança chega a San Andrés. Vamos celebrar nossa soberania. Esperamos vocês", diz trecho da publicação.

A publicação viralizou, e o presidente vem sendo chamado de "Petro Barbie" nas redes. Muitas pessoas criticam a publicação alegando que não existe relação entre o filme e a independência colombiana.

"Com o ridículo de #PetroBarbie eles querem o que? Encobrir o massacre de 54 [pessoas] neste desgoverno?", escreveu o advogado Enrique Gómez, que disputou a eleição presidencial em 2022 contra Petro, referindo-se a ativistas que foram assassinados na Colômbia neste ano.

VEJA O VÍDEO:

Algumas pessoas compararam a publicação a ações feitas pela ditadura da Venezuela. No ano passado, o regime distribuiu para crianças em comunidades os bonecos Súper Bigote (Super Bigode) e Cilita, inspirados no líder do país, Nicolás Maduro, e na primeira-dama venezuelana, Cilia Flores.

O desfile das Forças Armadas da Colômbia e os atos comemorativos realizados em 20 de julho foram transferidos este ano para a ilha de San Andrés, onde o presidente colombiano planeja comemorar a decisão da Corte Internacional de Justiça sobre uma disputa que o país mantém com a Nicarágua.

A corte rejeitou na semana passada as pretensões do regime nicaraguense para expandir sua plataforma continental no Caribe, numa área rica em petróleo e recursos de pesca. A decisão confirmou os limites estabelecidos em novembro de 2012, quando o mesmo tribunal decidiu que a soberania de várias ilhas na região, incluindo San Andrés, pertence aos colombianos.

Não é a primeira vez que o filme da boneca Barbie provoca polêmica entre líderes políticos. O Vietnã, por exemplo, proibiu a exibição do filme nos cinemas porque a produção exibe um mapa que atribui uma zona marítima disputada à China.

Em "Barbie", a boneca que inspirou diversas animações agora ganha um filme produzido e protagonizado por Margot Robbie. Na trama, Barbie passa por uma crise de identidade e vai para o mundo real, junto de seu parceiro Ken, vivido por Ryan Gosling.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias