
No ano de 1857, o navio SS Central America, naufragou em meio a um forte furação que atingiu a costa da Carolina do Norte (EUA), vitimando milhares de pessoas na época. E, desde então, as autoridades vem fazendo operações para tentar resgatar alguns objetos de valor da embarcação, entre eles está: o mais antigo modelo de jeans do mundo.
A peça foi leiloada recentemente por aproximadamente 114 mil dólares, valor equivalente a R$ 592 mil. A calça masculina veio à tona em 1991, após ter sido resgatada dos destroços do navio.
De acordo com a publicação italiana Artness, especializada no mercado de arte, as calças pertenceram a John Dement, um veterano da guerra mexicano-americana do estado do Oregon.
Veja também:
- Manuscrito de Charles Darwin é vendido por R$ 4,6 milhões
- Sandálias velhas de Steve Jobs são vendidas por 1 milhão
- Diamante extraterrestre é vendido por 22 milhões em leilão
No entanto, a casa de leilão responsável pela venda lembra que Levi Strauss, considerado o criador do modelo, nasceu 16 anos após o naufrágio do SS Central America, o que tem gerado controvérsias entre os especialistas em moda.
"As calças não são Levi's nem acho que sejam calças de trabalho de mineiro", avaliou Tracey Panek, historiadora e diretora do arquivo da marca icônica, em email à agência Associated Press.
Ainda assim, a descrição das calças no site da casa de leilão afirma que a peça apresenta "dimensões e estilo quase idênticos" ao modelo de décadas depois. Até o momento, o nome do comprador do jeans mais caro da história não foi revelado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar