Um tuíte do jornalista e escritor Guilherme Fiúza(@GFiuza_Oficial) recebeu quase 20 mil curtidas e seis mil compartilhamentos até o final da noite deste domingo(12). Nele, Fiúza coloca um atalho para reportagem em vídeo da SkyNews da Austrália, sobre o cientista Anthony Fauci, um dos principais conselheiros na área de Saúde do governo de Joe Biden, presidente americano.
No texto, o jornalista afirma que senadores dos Estados Unidos acusaram Fauci de bancar "a manipulação do coronavírus no laboratório de Wuhan, cidade chinesa onde surgiu a pandemia".
O senador Tom Cotton, eleito pelo Partido Republicano no estado de Arkansas, realmente acusou Anthony Fauci de ter mentido ao Congresso, ao "reter informações" e "rejeitar explicações convincentes sobre a origem da Covid-19".
O senador defende a demissão do cientista. Além de consultor do presidente dos EUA, Anthony Fauci é diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas(NIAID). Outros dois senadores fazem as mesmas denúncias e defendem as mesmas medidas: Marsha Blackburn(Tenesee) e Rand Paul(Kentucky), os dois também republicanos.
A reação dos parlamentares se deve à divulgação de documentos que apresentam indícios de que o instituto dirigido por Fauci, NIAID, teria dado "sinal verde" para "propostas de financiamento não publicadas" de pesquisas com camundongos humanizados (que receberam genes humanos).
Leia também!
- Mundo tem alta de novos casos de covid-19, diz OMS
- China impede novas investigações da OMS sobre coronavírus
- Estados Unidos pressionam China sobre origem do coronavírus
As pesquisas foram desenvolvidas em laboratórios de Wuhan, onde o vírus foi inicialmente identificado. Fauci vinha negando que sua agência tivesse financiado pesquisas desse tipo em Wuhan.
A pesquisa feita com camundongos que receberam genes humanos é um dos principais argumentos das pessoas que defendem que o coronavírus possa ter se originado em laboratório. Nos EUA, as hashtags #faucilied(Fauci mentiu) e #arrestfauci(prendam Fauci) foram muito usadas nos últimos dias.
Em sua defesa, Anthony Fauci afirmou que os ataques a ele são ataques à ciência. E que "todas as coisas sobre as quais falei consistentemente desde o início foram fundamentalmente baseadas na ciência".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar