Nos últimos tempos, a indústria dos alimentos conseguiram emplacar algumas alternativas que aparentam ser saudáveis e são vendidas como tal conquistando milhões de consumidores que acabam, por falta de informações confiáveis, reproduzindo falsos conceitos.
Veja também:
- “Dietas milagrosas”: todo cuidado é pouco
- Saiba quais os perigos das chamadas “dietas restritivas”
- Dr. Responde: Equilíbrio alimentar é melhor para emagrecer
Essas chamadas “armadilhas alimentares” estão, muitas vezes, distribuídas nas prateleiras dos supermercados, e até mesmo nos comércios especializados em alimentação saudável, o que acaba comprometendo à saúde de quem os consome na esperança de emagrecer.
- Quer saber mais notícias sobre saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
Listamos seis alimentos que parecem saudáveis, mas não são:
1. Barrinha de cereal:
O produto nada nada mais é que um concentrado de carboidratos e açúcar, além de geralmente ter aditivos químicos e gorduras vegetais.
Segundo nutricionistas, um mix de frutas secas e castanhas seria a melhor saída: mais nutritivo e tão prático quanto a barrinha.
2. Sopa em pó:
A iguaria tem em excesso de sódio e chegam a conter mais de 30 ingredientes, sendo a maioria substâncias ultraprocessadas.
- Uma sopa feita com legumes congelados e frango desfiado, por exemplo, é melhor opção.
3. Peito de peru defumado:
A carne de ave é saudável, mas o embutido contém excesso de sódio e conservantes relacionados ao desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.
- Prefira frango natural ou lombo desfiado e até mesmo atum em lata.
4. Chocolate diet:
Foi criado para quem deve evitar o consumo de açúcar e possui mais gorduras do que a receita tradicional. Por isso, é mais calórico do que a versão "normal".
- Prefira chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau.
5. Sucos de frutas de caixinha:
Os sucos industrializados, mesmo os que não têm açúcar podem ser uma armadilha. Pelo processamento, o produto possui mais calorias e ainda outras substâncias como conservantes, aromatizantes, corantes e edulcorantes.
- Prefira consumir sucos naturais.
6. Granola:
A Granola além dos cereais açucarados, ainda contém xaropes, aditivos químicos e um alto índice glicêmico. Ou seja, não aumentam saciedade e ainda podem engordar. A versões consideradas caseiras do produto podem ser riquíssimas em açúcares e gorduras, por conter grande quantidade de mel, açúcar de coco ou mascavo e óleo de coco.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar