plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Pilates como tratamento da hérnia de disco. Saiba quais os benefícios!

Praticar Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela rotina diária, corrigir postura, aumentar a flexibilidade, estimular

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pilates como tratamento da hérnia de disco. Saiba quais os benefícios! camera Reprodução

Praticar Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela rotina diária, corrigir postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores. A prática do Pilates oferece uma infinidade de benefícios, desde que, praticado com o acompanhamento de um profissional.

Além de todos os pontos citados, o Pilates tem sido procurado como método de tratamento da hérnia de disco, por se mostrar bastante eficaz, tanto a longo como em curto prazo, atuando em todas as fases da hérnia discal lombar, proporcionando a cada uma delas a melhora dos sintomas do paciente e evitando as recidivas da patologia.

“O tratamento para discopatias deve ser multiprofissional em suas várias etapas, desde a fase aguda com o paciente em crise até a cronicidade do processo e da dor”, explica o fisioterapeuta Bento Crisóstomo. “Da mesma forma necessita-se também da quebra de paradigmas relacionados ao acometimento, priorizando a globalidade no tratamento e o protagonismo do paciente no processo de evolução, um exemplo disso é a cinesiofobia pós-crise, onde o paciente sente pavor de retomar suas atividades de vida diária e os movimentos que geravam dor ou mecanismos que levaram a crise. Porém, cada vez mais estudos comprovam a necessidade do movimento na reabilitação desses pacientes com hérnia discal”, completa o profissional.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 90% da população teve ou terá problemas da coluna. Ainda segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia discal.

O método costuma ser efetivo nas dores causadas pela hérnia discal porque os exercícios geram afastamento entre as vértebras, graças a movimentos de alongamento.

Os benefícios são adquiridos através da essência do método, que promove a estabilização da hérnia de disco. O método melhora, também, a postura, os músculos adquirem maior tonicidade, as articulações tornam-se mais flexíveis e a forma do corpo torna-se mais equilibrada, ereta e alongada.

Apenas 2 a 4% dos casos de hérnia têm indicação cirúrgica. Pesquisas mostram, ainda, que pacientes que se utilizam da técnica do Pilates, citam o alívio das dores e incômodos na hérnia de disco lombar, além da recuperação do quadro de lombalgia crônica e elevado índice de satisfação com o tratamento.

“O método Pilates é considerado padrão ouro no tratamento de pacientes com discopatias, por se tratar de uma atividade de baixo impacto e que minimiza ao máximo o risco de lesões e piora dos sintomas, além do que o método preconiza a ativação da musculatura profunda estabilizadora do Core (m.m transverso do abdômen) e coluna (m.m multifidos), dando suporte para melhora da postura e diminuição da ação de forças anormais contrárias sobre o disco, o que leva, em muitos casos, a melhora e regressão parcial das herniações e o consequente ganho de bem estar e qualidade de vida”, finaliza Bento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Elas

    Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

    Últimas Notícias