
A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), que pretende ser um novo parâmetro para ingresso no serviço público de ensino, teve o prazo de inscrições estendido até a próxima quarta-feira, 30 de julho.
Candidatos interessados devem se inscrever diretamente no Sistema PND. A nova data também vale para quem necessita de atendimento especializado ou deseja usar nome social. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até 1º de agosto, enquanto a prova será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro.
VEJA TAMBÉM
- Ministério da Saúde lança edital para mais especialistas no SUS
- CIIR oferece vagas de emprego com vários benefícios em Belém; confira
- Sespa e Ophir Loyola abrem vagas com salário de até R$ 4.300. Inscreva-se!
A proposta da PND é simples e ambiciosa: estabelecer um modelo de seleção que valorize a formação e a qualidade docente. Ao todo, 22 estados e 1.508 municípios aderiram à iniciativa, incluindo 18 capitais brasileiras, e poderão utilizar os resultados do exame como fase única ou complementar em seus concursos e processos de contratação de professores.
Inspirada na matriz teórica do Enade voltada às licenciaturas, a prova será aplicada anualmente e visa profissionais que já tenham formação em cursos de licenciatura.
A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado neste ano pelo Governo Federal, com foco na valorização, formação contínua e ingresso qualificado de docentes no ensino básico público.
Quer saber mais de cursos? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A Portaria nº 399/2025 regulamenta a realização da PND e traz todas as diretrizes do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital disponível no sistema da prova.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar