
Em Belém, onde fé e tradição caminham lado a lado, a devoção também pode ser expressa sobre duas rodas. É nesse clima de celebração e espiritualidade que a Ciclo Romaria — uma das mais aguardadas manifestações do Círio de Nazaré — toma conta das ruas neste sábado, 18 de outubro, a partir das 8h da manhã. O evento faz parte do calendário oficial da festividade religiosa e promete reunir milhares de fiéis e ciclistas em uma manhã de emoção, pedal e homenagens à Nossa Senhora de Nazaré.
Marcando a oitava romaria oficial do Círio 2025, a procissão ciclística terá um percurso de 14 quilômetros, com saída e chegada na Praça Santuário. O trajeto inclui várias das principais vias da capital paraense e deve ser concluído em cerca de duas horas. A expectativa da organização é de que aproximadamente 16 mil participantes integrem o cortejo, entre devotos, ciclistas e simpatizantes do evento.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Representante da ONU fica impactado com Círio de Nazaré
- Pinduca e Arraial do Pavulagem fazem show gratuito na Vila do Círio
- Círio 2025: veja a programação de missas e romarias até o fim de outubro
Criada em 2004 a partir de uma iniciativa conjunta da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, a Ciclo Romaria se firmou como um momento especial dentro da programação do Círio, unindo prática esportiva, celebração coletiva e expressão de fé.
Além da tradicional procissão, o evento terá premiações especiais. A bicicleta com a decoração mais criativa — inspirada na imagem de Nossa Senhora de Nazaré — receberá um prêmio da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Também serão homenageados os dois grupos de pedal que demonstrarem maior animação e tiverem o maior número de participantes. Os vencedores ganharão bicicletas novas como reconhecimento pelo envolvimento e espírito de comunhão.
Quer saber mais notícias sobre o Círio? Acesse nosso canal no Whatsapp
A decoração do carro berlinda, um dos destaques visuais do evento, será assinada pela artista Simone Cosme. Segundo Mário Tuma Jr., diretor de procissões da DFN, o evento simboliza um momento único para os participantes. “A Ciclo Romaria é uma celebração que traduz o espírito do Círio de forma alegre e inclusiva. Famílias inteiras e grupos de amigos pedalam juntos, mostrando que a fé pode ser vivida com energia, respeito e união”, destacou.
Roteiro da Ciclo Romaria
Saída da Praça Santuário, seguindo pela avenida Nazaré, José Bonifácio, José Malcher, travessas 9 de Janeiro e Antônio Barreto, Doca, Domingos Marreiros, Alcindo Cacela, José Malcher novamente, travessa Dr. Moraes, Braz de Aguiar, Serzedelo Corrêa, avenida Gentil Bittencourt, 3 de Maio, Conselheiro Furtado, Generalíssimo Deodoro, Caripunas, Quintino Bocaiúva, encerrando com o retorno pela avenida Nazaré até a Praça Santuário.
O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar