
A maior festa religiosa do Brasil movimenta todos os anos milhares de devotos que percorrem quilômetros movidos pela fé e pela crença em Nossa Senhora de Nazaré.
A cada ano, o tema do Círio muda, as cores do manto ganham outra tonalidade e até mesmo as flores que ornamentam a Berlinda. Mas uma coisa não muda: a fé que sustenta a caminhada até a Basílica Santuário, em Belém.
No domingo que vem, milhares vão às ruas acompanhar a procissão, mas esse trajeto começa uma semana antes para muitos romeiros que vêm do interior do estado.
Caminhada da Fé
Desde a última sexta-feira (03), o grupo Promesseiros de Baião, do município localizado no Baixo Tocantins, iniciou a 5ª Caminhada da Fé levando consigo a imagem da Virgem de Nazaré nos braços. De lá até a capital paraense, eles percorrerão cerca de 300 quilômetros durante nove dias a pé.
Quer mais notícias sobre Círio? Acesse nosso canal no WhatsApp
Faça sol ou chuva, eles são movidos por um propósito maior. Paco Martins, que pertence ao grupo religioso, compartilhou como tudo começou. "A caminhada iniciou em 2015 após um rapaz do município sofrer um grave acidente de trânsito. A irmã dele fez uma promessa à Nossa Senhora de que se ele ficasse bom, a família caminharia de Baião a Belém. Quando ele saiu da UTI, a família veio. Na época era umas quinze pessoas.", conta.
Com o passar dos anos, mais devotos se uniram à caminhada. Em 2023, Paco passou por um momento delicado na família, quando a irmã e o primo foram diagnosticados com câncer. "Caminhei por eles dois e graças a Nossa Senhora de Nazaré, eles ficaram curados", diz.
Este ano, ele conta que não veio para pedir e sim, agradecer pelas bênçãos alcançadas em sua vida. Em meio ao cansaço físico, desistir não é uma opção. Durante o trajeto, grupos de apoio oferecem assistência, com alimentos, água, massagem e até mesmo apoio emocional. Uma imensa corrente de solidariedade e amor ao próximo.
"Caminhamos em média 35km, 40km, por dia sendo metade disso pela manhã e metade pela tarde. Existe uma equipe de apoio que nos dá suporte com água, frutas, almoço e jantar além de ajudar nos acampamentos onde descansamos( os pontos de acampamento foram previamente visitados) a distância total é de mais ou menos 300km. O cansaço é vencido pela fé. Fazemos massagens uns nos outros e procuramos sempre rezar, orar e motivar a equipe, é uma forma de ajudar físico e emocionalmente cada um de nós", afirma.
Ao todo, serão 18 acampamentos ao longo do trajeto com 40 peregrinos que devem chegar a Belém na próxima sexta-feira (10).


Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar