
A Berlinda do Círio de Nazaré será restaurada em 2025. O veículo, utilizado nas procissões da Trasladação e do Círio, passará por um processo de manutenção que inclui a estrutura arquitetônica, o sistema elétrico e de iluminação, além de ajustes nos freios.
A intervenção é considerada a mais abrangente dos últimos dez anos. A responsabilidade pelo restauro arquitetônico é da empresa Link Engenharia, que também atua na conservação da Basílica Santuário de Nazaré. Outros parceiros conduzirão os reparos complementares.
Tombada como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, a Berlinda é reconhecida como um dos principais símbolos da festividade religiosa.

História da Berlinda
O objeto foi incorporado ao Círio em 1855, substituindo o “palanquim”, veículo semelhante a uma carruagem. Em 1880, uma nova versão foi encomendada pelo bispo Dom Macedo Costa para transportar apenas a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Quer mais notícias do Círio de Nazaré? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Em 1926, a Berlinda ganhou formato de andor, mantido até 1930. A versão atual, a quinta desde a criação, foi produzida em 1964 pelo escultor João Pinto, em estilo barroco, esculpida em cedro vermelho. Desde então, conduz a imagem original da santa, ornamentada com flores naturais e puxada pela corda conduzida pelos fiéis.
O Círio de Nazaré é organizado pela Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Pará e Prefeitura de Belém.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar